Início Destaque Campanha de vacinação nas escolas Seduc garante saúde preventiva para estudantes –...

Campanha de vacinação nas escolas Seduc garante saúde preventiva para estudantes – pi.gov

0

Nesta sexta-feira (25), a tarde dos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Sinimbu Viana Área Leão, localizado na zona Sul de Teresina, foi marcada pela promoção da saúde e do bem-estar durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação nas Escolas. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi-PI) e os Ministérios da Saúde e da Educação.

Levando os principais imunizantes diretamente ao ambiente escolar, a iniciativa pioneira reforça o papel do Governo do Piauí em garantir que cada estudante da rede pública, com até 15 anos de idade, conte com saúde integral para aprender com mais segurança e qualidade.

Com caráter permanente, esta ação integra o novo programa de saúde e segurança das escolas Seduc, garantindo que todo estudante do tempo integral tenha acesso facilitado aos principais imunizantes, explicou o secretário Washington Bandeira.

“A ação vai permanecer por todo o ano, porque nós incluímos essa ação dentro do nosso programa permanente de saúde e segurança nas escolas Seduc. Eles estudam em tempo integral, então eles terão essa oportunidade de vacinação sem precisar se deslocar para receber o imunizante. Isso previne doenças e garante saúde para que todos mantenham uma rotina adequada de estudos”, destacou o secretário.

Os 64 alunos aptos do CETI recebem doses de Febre Amarela, Hepatite B, dT (difteria e tétano), Meningocócica ACWY, Tríplice Viral e HPV, aplicadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com as Secretarias Municipais de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“As equipes de imunização das UBS municipais vêm às escolas, fazem a triagem, analisam a caderneta de vacinação e aplicam, conforme a necessidade do aluno. Tudo isso sem que ele precise voltar a postos de saúde fora do horário de aula”, explicou o secretário Antônio Luiz, da Sesapi-PI.

Além da vacinação, até o próximo mês a escola receberá uma sala de saúde digital, um sistema de telemedicina com especialistas médicos e não médicos, garantindo atendimento prioritário e suporte imediato aos estudantes. A programação também inclui palestras educativas e atividades de sensibilização e na promoção da saúde coletiva.

Com a caderneta de vacinação nas mãos a jovem Sabrina Gomes, aluna do 9º ano, lembrou que a iniciativa garante a atualização constante das vacinas. “Ter a vacinação aqui na escola facilita completar a caderneta e evita enfrentar longas filas. E, acima de tudo, me dá mais segurança para prevenir doenças e seguir focada nos estudos”, afirma a jovem de 14 anos.

Maximus Sousa Lopes, também de 14 anos, afirmou que será um dos primeiros a se imunizar. “A vacinação é essencial para manter nossa saúde e proteger o corpo contra vírus ou outra doença. Meus pais aprovaram a ideia, pois a campanha nas escolas resolve a falta de tempo de quem não consegue ir aos postos e perderia aula”, lembrou o aluno.

Ao longo de 2025, a Seduc-PI, em conjunto com as Gerências Regionais de Educação e secretarias municipais, estenderá a ação a toda a rede estadual, mobilizando alunos, famílias e comunidades para fortalecer a cultura da imunização. Com esta iniciativa, a Seduc-PI reafirma seu compromisso de promover uma educação integral com saúde e cidadania na construção de um futuro mais seguro para os alunos piauienses.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile