Início Ciência e tecnologia BYD anuncia recarga de carro elétrico em 5 minutos

BYD anuncia recarga de carro elétrico em 5 minutos

0

Um dos grandes contratempos de ter um carro elétrico é a recarga das baterias — muito mais demorada do que encher um tanque de gasolina. Na China, porém, essa diferença pode estar com os dias contados — ao menos para os clientes da BYD.

A montadora chinesa anunciou o lançamento de uma rede de carregamento com capacidade de 1 mil kW, que, por enquanto, funcionará apenas em seu país de origem. Com essa potência, seria possível obter uma carga com autonomia de 400 km em cinco minutos — “o mesmo tempo que um veículo a combustão leva para ser reabastecido”, garante a BYD.

“A solução definitiva é fazer com que o carregamento seja tão rápido quanto abastecer um carro a gasolina”, disse Wang Chuanfu, CEO da empresa. A novidade recebe o nome de Super e-Plataform. Contudo, ainda não há previsão para sua chegada ao Brasil.

Na China, a carga ultrarrápida poderá ser aplicada nos modelos Han L e Tang L, que estão em pré-venda no país. As primeiras entregas estão marcadas para abril.

BYD no Brasil

A montadora ingressou no mercado brasileiro em 2023, com a venda de quase 18 mil veículos. Naquele ano, o modelo Song Plus figurou como o carro-chefe da companhia, com o emplacamento de 7,6 mil unidades. Esse número colocou o veículo como o 39º automóvel mais vendido do país naquele ano.

Em 2024, as vendas da BYD no Brasil saltaram para 76 mil veículos. Com esse resultado, a companhia se tornou a décima marca de carros mais vendida no país ao longo do ano. O Song Plus continuou como carro-chefe da montadora chinesa, com 26 mil unidades emplacadas. Na segunda posição, apareceu o Dolphin, com 14 mil unidades vendidas.

Nos dois primeiros meses de 2025, a montadora chinesa já vendeu 13,4 mil carros no Brasil — um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, é a nona marca de carros mais vendida no país neste ano.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile