Início Destaque Brasil impede ingresso de 69 turistas dos EUA e de outros países

Brasil impede ingresso de 69 turistas dos EUA e de outros países

0

A Polícia Federal (PF) do Brasil impediu a entrada de 69 norte-americanos desde que voltou a valer a reciprocidade de visto para turistas dos Estados Unidos. O governo Lula da Silva retomou no último dia 10 de abril a obrigatoriedade do documento para estrangeiros procedentes dos Estados Unidos, Austrália e Canadá. A medida deveria vigorar em 2023, mas vinha sendo adiada, segundo o jornal Estadão.

O levantamento da PF compreende o período entre o dia 10 e esta quarta-feira, 15. Segundo o órgão, a maior parte dos bloqueios se deu principalmente depois de a nova regra passar a valer. Isso revela que os turistas ainda não estavam cientes da mudança. Com o decorrer dos dias, a situação está se normalizando. 

Brasil bloqueia estrangeiros de vários países 

A maioria dos casos ocorreu no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A contagem considera, do mesmo modo, tentativas de entrada por via terrestre. No período em análise, 6.120 norte-americanos obtiveram autorização de entrada no país. Os 69 que não conseguiram acesso representam 1,13% do total. 

Da mesma forma, 15 australianos (4,1%) não conseguiram entrar no Brasil, enquanto 368 tiveram passe livre. Entre os canadenses, 777 entraram e 12 foram retidos (1,54%). Ao todo, 96 turistas dos três países foram barrados entre os dias 10 e 15. A restrição seria mais uma forma de retaliação do governo petista à política tarifária e migratória que o governo dos Estados Unidos anunciou recentemente.

Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro isentou a cobrança de vistos, de forma unilateral, para EUA, Austrália, Canadá e Japão. Lula readmitiu a política de reciprocidade durante a transição de governo, no fim de 2022, sob o argumento de que não houve um reflexo significativo no turismo.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile