Início Viagem & Gastronomia Avião ou barco? Veja como chegar a Groenlândia

Avião ou barco? Veja como chegar a Groenlândia

0

Enquanto o avião se aproxima do pequeno aeroporto da comunidade de Narsarsuaq, podemos conferir da janelinha uma das características mais peculiares de toda a Groenlândia: o impressionante manto de gelo a perder de vista no horizonte.

Conhecido como “ice sheet”, a massa de gelo glaciar cobre cerca de 80% do território, o que corresponde a uma área de mais de 1,7 milhão de metros quadrados.

Após o pouso e já em terra firme, é impossível não ficar contagiada pela emoção de se estar num dos cantos mais recônditos da Terra: o Ártico. E os visuais arrebatadores que misturam gelo, fiordes, montanhas rochosas e pequenas e esparsas comunidades de casinhas coloridas ajudam na tarefa.

Confesso que estava preocupada em embarcar em uma viagem de aventura em pleno Ártico sem ter a dimensão do local, já que não é um destino tão comum. Mas a decisão de se aventurar pela Groenlândia, primeiro destino da quinta temporada do CNN Viagem & Gastronomia, foi mais que acertada.

Desembarcar na Groenlândia é possível via aérea ou marítima. O território é servido de voos comerciais de aeroportos apenas da Dinamarca e da Islândia, mas também há a possibilidade de chegar por aqui a bordo de um cruzeiro.

Há voos regulares que saem de Copenhague, capital da Dinamarca, e de Reykjavik, Keflavik e Akureyri, na Islândia, que ligam uma série de localidades na Groenlândia, incluindo a capital Nuuk e o assentamento de Narsarsuaq, ao sul, por onde cheguei.

Os voos da Dinamarca tem uma média de 4,5 horas de duração, enquanto os voos a partir da Islândia duram entre duas e três horas.

Já se locomover entre uma localidade e outra dentro do território é um pouco mais complicado: não há grandes estradas entre as cidades e comunidades, o que significa que os únicos meios de transportes são barcos, helicópteros e aviões.

Mas uma das melhores maneiras de conhecer a Groenlândia de forma autêntica e com acesso a áreas remotas é através de uma expedição marítima como a do novíssimo Ultramarinenavio da Quark Expeditions, empresa especializada em expedições polares no Ártico e na Antártida.

A expedição: descobertas pelo sul da Groenlândia

Nossa aventura começa em Reykjavik, na Islândia, onde pegamos um avião em direção ao assentamento de Narsarsuaq, comunidade que é porta de entrada para o sul da Groenlândia e onde embarcamos no Ultramarine.

O navio tem capacidade para 199 passageiros e 140 tripulantes, sendo uma embarcação polar adaptada a nos levar a lugares onde navios maiores não navegam.

Mas o maior diferencial são seus dois helicópteros que ficam à disposição dos passeios programados no itinerário. Assim, eles nos levam aos lugares mais inóspitos e isolados do território, o que significa que, a partir do heliponto do navio, funcionam como meio de transporte para experiências memoráveis.

Que tal fazer uma trilha no topo de uma montanha que nunca tinha sido pisada? Ou ainda pousar e caminhar sobre o grande manto de gelo? Tudo isso é possível a bordo do Ultramarine.

O itinerário completo dura nove dias e as saídas do navio acontecem em julho, no verão groenlandês, em que a proposta é fazermos uma expedição por mar, terra e ar.

Entre as atividades de cada dia estão inclusos hiking, caiaque, paddling em meio aos icebergs, visita a comunidades, fiordes, banhos termais e visitas a ruínas vikings.

Com a programação em mãos, saímos do navio devidamente trajados para o clima ártico, com calças impermeáveis, botas e mochilas para passar bastante tempo fora da embarcação.

Seja em terra, no ar ou no mar, somos acompanhados por uma extensa equipe experts de diversas áreas, de meio ambiente, geologia e até cultura Viking, que adicionam uma camada extra de saber neste longínquo território.

Vale ressaltar que os pacotes incluem também refeições, snacks, e bebidas, já que o Ultramarine funciona como a base de nossas expedições durante o tempo que ficamos pelo território groenlandês.

Onde viajar em 2025: 9 destinos desejo pelo mundo

Via CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile