Na reportagem de capa da Edição 250 da Revista Oeste, o jornalista Cristyan Costa conta a história de Jean de Brito da Silva. Trata-se de um catador de material reciclável que permaneceu meses atrás das grades a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Hoje, o jovem, que tem diagnóstico de autismo, vive preso a uma tornozeleira eletrônica.
Leia um trecho da matéria sobre o autista preso pelo 8/1
“A tornozeleira faz ainda com que Silva seja alvo de olhares curiosos e chacota de algumas pessoas de Juara, sobretudo aquelas que votaram em Lula na eleição presidencial de 2022. ‘Não bastasse a humilhação que representa essa corrente na canela do meu filho, temos de passar por constrangimentos desse tipo’, desabafou a mãe de Silva, Edna Brito, de 43 anos. ‘Meu marido orientou a não falar nada a essa gente, até para não criar mais confusão. O melhor a fazer é deixar o tempo resolver. Sei que Deus está no controle de tudo.’ Mesmo no calor, Silva opta por usar calça jeans, a fim de esconder a tornozeleira eletrônica.”
Abaixo, confira vídeo com trecho da conversa de Silva com o jornalista de Oeste, que foi a Juara, no interior de Mato Grosso, para entrevistá-lo.
A íntegra da reportagem “Inocência assassinada” está disponível à comunidade de assinantes de Oeste.
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 250 da Revista Oeste vai além do texto de Cristyan Costa a respeito do drama do autista preso em razão do 8 de janeiro. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Ana Paula Henkel, Alexandre Garcia, Silvio Navarro, Rodrigo Constantino, Anderson Scardoelli, Roberto Motta, Dagomir Marquezi, Miriam Sanger, Brendan O’Neill (Spiked), Carlo Cauti, Evaristo de Miranda, Artur Piva, Fábio Bouéri e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.