É seguro dizer que as análises de Stalker 2 têm sido bem variadas até agora e tiveram notas altíssimas e outra baixíssimas. Isso levou a uma média um tanto mediana do Metacritic para o jogo – e o fundador da Arkane Studios, Raphael Colantonio, discordou disso.
Postando nas redes sociais recentemente, o ex-desenvolvedor da Arkane afirma que “jogos seguros e chatos” provavelmente terão uma pontuação mais alta por serem “polidos no lançamento” – e que isso, por sua vez, afasta os estúdios de jogos de correr riscos. Colantonio então usa Stalker 2 como um exemplo de um jogo que aparentemente tem uma pontuação mais baixa do que esses jogos “seguros” apenas porque é “um pouco áspero nas bordas no lançamento”.
Aqui está a postagem em questão:
O ecossistema Metacritic incentiva os desenvolvedores a criar jogos chatos e seguros.
Contanto que o jogo seja aprimorado no lançamento, você terá 80% garantidos, não importa o quão chato o jogo possa ser.
Enquanto isso, Stalker2 obtém 73 porque é um pouco áspero no lançamento.
Injusto, enganoso..— Raphael Colantonio (@rafcolantonio) 23 de novembro de 2024
Embora meio que vejamos o que o desenvolvedor quer dizer aqui, achamos que a situação é muito mais sutil do que isso – o que não é nenhuma surpresa para uma abordagem de mídia social, não é? Colantonio continua respondendo a algumas respostas, acrescentando que é uma “questão complexa” no geral e que há exceções a essa maneira de pensar.
O fundador da Arkane também traz à tona como as notas baixas de análise podem se agarrar aos jogos mesmo quando eles são corrigidos “3 meses depois” – questionando se a maneira atual como a maioria de nós analisa jogos ainda faz sentido. É certamente um tópico complicado – e um sobre o qual muitos de nós teremos opiniões!
Um jogo ruim sem bugs tem pontuação melhor do que um ótimo jogo com bugs. Faz sentido para você? Significa que a essência do jogo não é levada em consideração, significa que 3 meses depois, quando o grande jogo é corrigido, ele ainda tem uma pontuação ruim. Faz sentido para você?
— Raphael Colantonio (@rafcolantonio) 23 de novembro de 2024
Falando em opiniões sobre esse tópico, gostaríamos de ouvir a sua. O que você acha do pensamento desse desenvolvedor aqui? Você acredita que a maneira como os jogos são avaliados hoje em dia deve mudar?