Medida pode abrir caminho para regulação nacional e obriga empresas a reverem estratégias de dados e privacidade
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A Apple está mobilizando esforços para barrar um projeto de lei no Texas que exigiria a verificação da idade dos usuários de dispositivos como o iPhone. As informações são do Wall Street Journal
O CEO da empresa, Tim Cook, chegou a ligar pessoalmente para o governador Greg Abbott, pedindo a modificação ou o veto da proposta, demonstrando a importância estratégica do tema para a companhia.
A lei, aprovada pela legislatura texana com maioria suficiente para resistir a um veto, exige que Apple e Google, como administradoras de lojas de aplicativos, verifiquem a idade do usuário do dispositivo.
Em caso de menores de idade, seria necessário vincular suas contas às de um responsável, que teria controle sobre os downloads.

Apple diz que medida fere privacidade
- A Apple argumenta que a medida ameaça a privacidade dos usuários, obrigando a coleta de dados sensíveis mesmo para apps inofensivos, como os de previsão do tempo.
- Um porta-voz afirmou que a empresa apoia a proteção infantil, mas discorda da abordagem.
- O Google também financia esforços contra o projeto, e a Meta defende que a verificação de idade nas lojas é mais eficiente do que em cada aplicativo.
Lobby contra a lei se intensifica
Para combater o projeto, a Apple intensificou seu lobby local, aumentando o número de representantes no estado. Grupos financiados pela empresa lançaram anúncios que associam a lei a interesses da indústria pornográfica.
Ainda assim, o projeto avança, com apoio de políticos como a senadora Angela Paxton, que afirma querer dar mais ferramentas aos pais.
Se adotada no Texas, a legislação pode influenciar outros estados, criando novos desafios para o modelo de negócios de gigantes da tecnologia como Apple e Google.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.