Início Ciência e tecnologia Adidas e Dior confirmam vazamentos de dados de clientes

Adidas e Dior confirmam vazamentos de dados de clientes

0

A fabricante alemã de artigos esportivos Adidas e a grife francesa de luxo Dior divulgaram, na última semana, investigações sobre ataques cibernéticos que expuseram informações de consumidores, embora ambos os casos não tenham comprometido dados financeiros, como senhas, contas bancárias ou cartões de pagamento, segundo as empresas.

Entenda os casos envolvendo as empresas

Caso Adidas

  • A Adidas reconheceu ter sofrido uma violação envolvendo dados de consumidores armazenados por um provedor terceirizado de atendimento ao cliente;
  • Segundo a empresa, “uma parte externa não autorizada” obteve acesso a nomes, e-mails, endereços, números de telefone e datas de nascimento de clientes que já haviam entrado em contato com seu serviço de atendimento;
  • Segundo a Reuters, em comunicado, a multinacional informou: “Tomamos medidas imediatamente para conter o incidente e iniciamos uma investigação abrangente, colaborando com os principais especialistas em segurança da informação.”

A companhia ressaltou que “nenhuma senha ou dado de cartão de pagamento foi comprometido no incidente” e que já notificou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e as autoridades competentes.

Companhia alemã está enviando e-mails aos clientes (Imagem: Sysmac/Shutterstock)

Conforme informado pelo Backup Garantido, a filial coreana da Adidas informou, via canal SNS News, que os dados expostos foram coletados em 2024 e anos anteriores, mas não detalhou o número de consumidores afetados nem o momento exato em que o ataque ocorreu.

Além disso, desde a semana passada, a empresa alemã começou a enviar, para seus usuários (inclusive no Brasil), e-mails explicando o ocorrido. A seguir, leia o conteúdo na íntegra:

Prezado cliente,

Estamos escrevendo para informá-lo sobre um problema do qual tomamos conhecimento em 23.05.2025 e que pode ter afetado alguns de seus dados.

O que aconteceu

adidas soube recentemente que uma parte externa não autorizada obteve acesso a determinados dados de clientes por meio de um provedor de serviços ao cliente terceirizado.

Quais informações estavam envolvidas

Os dados afetados não contêm senhas, cartões de crédito ou qualquer outra informação relacionada a pagamentos.Eles consistem principalmente em informações de contato relacionadas a clientes que entraram em contato com nosso help desk de atendimento ao cliente no passado. Isso pode incluir nome, endereço de e-mail, número de telefone, sexo e data de nascimento.

O que estamos fazendo

A privacidade e a segurança de seus dados são nossa prioridade. Ao tomar conhecimento desse incidente, a adidas tomou medidas proativas e imediatas para investigar e conter o incidente. Isso inclui aprimorar ainda mais as medidas de segurança.

O que você pode fazer

Não há medidas imediatas que você precise tomar. No entanto, como sempre, permaneça vigilante e fique atento a qualquer mensagem suspeita. Como lembrete, a adidas nunca entrará em contato diretamente com você para solicitar que nos forneça informações financeiras, como detalhes do seu cartão de crédito, informações de contas bancárias ou senhas.

Quem você pode contatar

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nosso Atendimento ao Cliente pelo site ou ligue para +55 11 5546-3700 (São Paulo)/08008 234327 (outras localidades).

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado por esse incidente.

Equipe adidas

Logo da Dior na fachada de um prédio
Marca de luxo também sofreu com ataques hacker (Imagem: Moomusician/Shutterstock)

Caso Dior

Também conforme o Backup Garantido e na última semana, a Dior confirmou, em seu site, que “um terceiro não autorizado acessou parte dos dados” de clientes da sua divisão de Fashion e Acessórios. A intrusão foi detectada em 7 de maio. De acordo com a mensagem veiculada pela filial coreana da marca:

“De acordo com nossa investigação até o momento, os dados afetados incluem suas informações de contato, dados de compra e dados de preferência que você compartilhou conosco. A base de dados acessada não contém quaisquer informações financeiras, a exemplo de detalhes bancários, IBANs ou informações de cartão de crédito.”

Até agora, a Dior não especificou quantos clientes foram expostos nem quais outros segmentos do negócio podem ter sido impactados.

Em ambos os casos, Adidas e Dior reafirmam seu compromisso em proteger a privacidade do consumidor e reforçar medidas de segurança para evitar futuras violações.

O que dizem as citadas

O Olhar Digital procurou Adidas e Dior e aguarda posicionamento oficial.


Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile