sábado, novembro 23, 2024
InícioPolíticaAcesso restrito, grades duplas, 2 mil PMs: Esplanada tem segurança reforçada para...

Acesso restrito, grades duplas, 2 mil PMs: Esplanada tem segurança reforçada para o 8 de janeiro

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente com o Governo do Distrito Federal (GDF), elaboraram um plano de segurança para o dia 8 de janeiro, em Brasília.

O documento define a atuação de cada órgão na data, que marca o primeiro ano do ataque às sedes dos Três Poderes.

O plano prevê, entre outras medidas, o fechamento parcial da Esplanada dos Ministérios durante as atividades em alusão à data no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF).

O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito. O planejamento é considerado “padrão” para grandes eventos. Integrantes da cúpula da Segurança do DF informaram à CNN, porém, que nada impede que esse protocolo possa ser alterado horas antes do evento, em caso de necessidade.

Até o momento, a inteligência da Secretaria da Segurança do DF não identificou ameaças para a próxima segunda-feira (8) ou elementos que possam ensejar algum ataque.

Grades duplas serão montadas e 2 mil policiais militares terão base em frente ao Ministério da Justiça, de prontidão para agir se for necessário. Além de 250 agentes da Força Nacional.

A ideia é que os PMs fiquem em frente ao Congresso caso algum ato com mais animosidade aconteça. A Cavalaria e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) também ficarão de prontidão.

VÍDEO – “Era evitável”, diz diretor da PF sobre 8 de janeiro

Como apoio às equipes, a região será monitorada por meio de imagens de câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

O alto-comando da segurança pública do Distrito Federal e representantes de órgãos de segurança federais estarão no local, o que facilitará a tomada de decisões de forma mais célere, por meio do Gabinete de Mobilização Institucional.

“Faremos de tudo para criar o menor transtorno possível para quem tiver necessidade de acessar a região”, disse à CNN o secretário da Segurança do DF, Sandro Avelar, em referência ao dia ser em uma segunda-feira, dia útil.

“A integração sempre foi regra, mas, após o 8 de janeiro, há uma relação ainda mais estreita entre todos os órgãos federais e do DF, além da participação direta da Polícia do Legislativo e Judiciário”, reforçou o secretário-adjunto, Alexandre Patury.

O plano é padrão, mas a data cobra de todos que os órgãos mostrem a integração e a integralidade. Poderia dizer que é um espólio de guerra. Mesmo as situações ruins geram aprendizado. Nunca estivemos tão unidos

Alexandre Patury

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui