A empresária piauiense Luzilene Soares da Silva, da empresa Terra Papaya Sabão Artesanal, garantiu sua participação no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2024 e teve a oportunidade de contar sua história para o Brasil e ainda conquistar o Troféu Bronze na categoria Negócios Internacionais, em nível nacional.
A empresária – que fabrica sabão com folha de mamão e óleo de cozinha usado, além de sabonetes com produtos como óleo de buriti, maracujá e capim-limão – ficou muito satisfeita com o reconhecimento nacional.
“Foi uma alegria enorme ser reconhecida em nível nacional, dando visibilidade a minha história no mundo do empreendedorismo, além de ter representado o meu Piauí, especialmente o município de Guadalupe, nessa premiação tão importante”, destacou Luzilene.
Desde 2024, o PSMN já contabiliza aproximadamente 100 mil inscritas e mais de 200 premiadas. As inscrições para o ciclo 2025 da premiação iniciaram em 14 de abril e seguem até o dia 15 de junho, na página do PSMN – https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/premiomulherdenegocios.
SOBRE O PSMN 2025
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, que reconhece e incentiva o empreendedorismo feminino, possui cinco categorias, contemplando diferentes tipos de negócios liderados por mulheres: Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual (MEI), Produtora Rural, Ciência e Tecnologia, e Negócios Internacionais. Podem se inscrever empreendedoras com mais de 18 anos e donas de negócios formalizados até janeiro de 2024.
Até chegar à final nacional, como a empresária piauiense Luzilene Soares da Silva, as histórias inscritas passam pelas etapas estadual e regional. Na etapa estadual, serão escolhidas até cinco candidatas de cada Unidade da Federação, uma de cada categoria.
A etapa regional este ano foi ampliada, aumentando as chances para as empreendedoras das regiões Norte e Nordeste do país, que possuem mais Estados que as demais. Dessas regiões serão escolhidas duas vencedoras de cada categoria para concorrer na etapa nacional, totalizando 35 vencedoras de todo o país que seguirão para a fase final. Importante destacar que a fase regional é uma etapa eliminatória para a fase nacional e não prevê premiação ou divulgação.
“Ampliamos a etapa regional para criar um ambiente mais equânime para as empresárias de regiões com muitos Estados”, explicou a analista do Sebrae Nacional e coordenadora do Prêmio, Louise Machado.
Em relação aos critérios de avaliação, a banca vai observar aspectos relacionados à gestão do negócio, à história da empreendedora, além das respostas a perguntas específicas por categoria.
Na etapa nacional, serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria, que receberão de R$ 10 mil a R$ 30 mil, capacitação no Empretec e mentoria on-line (para as primeiras colocadas), além de participação em missão técnica para a solenidade de divulgação do resultado da premiação, que está prevista para o final de outubro. Os valores dos prêmios sofrerão a retenção dos impostos e contribuições, conforme legislações aplicáveis em vigor, sendo repassado às premiadas o valor líquido após retenção.
COMO PARTICIPAR
As empreendedoras interessadas em se inscrever devem preencher o formulário eletrônico disponibilizado na página do PSMN – https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/premiomulherdenegocios.
Diferente de anos anteriores, não será mais obrigatório o envio de um vídeo com pitch da candidata, cabendo a ela a decisão de inserir ou não o conteúdo no momento da inscrição.
–
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi
–