sábado, setembro 28, 2024
InícioPolítica8 de janeiro não foi atentado contra democracia, diz Nelson Jobim

8 de janeiro não foi atentado contra democracia, diz Nelson Jobim

Durante uma entrevista à CNN Brasil, que foi ao ar no domingo 11, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim afirmou que o 8 de janeiro não se enquadra em tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

A opinião diverge do entendimento majoritário atual da Corte, que tem condenado pessoas por esse crime que, somado a outros, dão 17 anos de cadeia para os manifestantes.

“Eu enxergo aquela manifestação de rua, tratada como golpe, como uma espécie de frustração que tiveram ao não obterem o golpe militar”, disse Jobim. “Foi problema de destruição de patrimônio público, e teve várias coisas. Em São Paulo, quando invadiram o palácio do governo, ninguém falou em atentado ao Estado Democrático de Direito.”

filipe martins
O ministro Alexandre de Moraes, durante uma sessão plenária – 09/08/2024 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

Nelson Jobim comentou inquéritos, além do 8 de janeiro

Ainda na avaliação do ex-presidente do STF, a Corte não deveria estar julgando os envolvidos no ato, por não ser competência do tribunal.

“O tribunal não deveria se envolver nessa disputa política e radicalização”, disse Jobim. “A radicalização vem do presidente Bolsonaro, mas foi provocada também por Lula. Em grande parte de suas manifestações, Lula faz acusações contra Bolsonaro.”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui