O Museu da Democracia será construído na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A confirmação do espaço foi divulgada pelo Ministério da Cultura, nesta sexta-feira (5).
O museu é uma promessa da ministra responsável pela pasta, Margareth Menezes, após os ataques à sede dos Três Poderes, que completa um ano na segunda-feira (8).
Serão investidos R$ 40 milhões no empreendimento, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa é que a obra seja iniciada em 2025.
O espaço cedido ficará ao lado do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A previsão é que nos próximos dias, seja formalizada a destinação, segundo uma divulgação oficial feita pelo ministério.
De acordo com o MinC, o espaço não estará ligado a um setor político. “O intuito é que seja uma instituição cívica, plural e construída em sintonia com todos aqueles que apoiam a democracia”, diz a nota.
Após a efetivação do terreno, o MinC e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) devem lançar o concurso nacional para escolher o projeto arquitetônico do espaço. Na próxima segunda-feira (8), o Ibram também lançará o repositório do 8 de janeiro, um ambiente virtual para sistematizar, organizar e difundir um catálogo de memória e desenvolvimento de coleções da sociedade civil sobre a democracia contemporânea do país.
Compartilhe: