sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaZuckerberg faz tour pela Ásia e quer avançar na IA

Zuckerberg faz tour pela Ásia e quer avançar na IA

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, está na Coreia do Sul, onde participa de uma série de reuniões com executivos de grandes empresas do país.

Seul é a segunda capital asiática que o fundador do Facebook visita nos últimos dias. O tour dele pelo continente asiático começou pelo Japão, passa pela Coreia e vai terminar na Índia, nos próximos dias.

Leia mais

Na última quarta-feira (28), Zuckerberg se encontrou com o CEO da LG Electronics, William Cho, para falar sobre estratégias de negócios e o desenvolvimento de dispositivos de realidade estendida – conhecidos como XR. O XR inclui realidade aumentada, realidade virtual, realidade mista e outras tecnologias relacionadas.

Encontro de Zuckerberg com executivos da LG. Imagem: Divulgação LG

Segundo comunicado divulgado pela LG, William Cho experimentou o mais recente headset de realidade virtual da Meta, o Quest 3, e os óculos inteligentes Ray-Ban Meta. E ele demonstrou “grande interesse nos grandes modelos de linguagem da Meta e em seu potencial para integração de IA nos dispositivos”.

A Inteligência Artificial, aliás, foi pauta frequente em todas as agendas do CEO da big tech. Mais tarde, ainda na quarta-feira, Zuckerberg se encontrou com o presidente da Samsung, Lee Jae-yong, de acordo com a mídia local, e se encontrou nesta quinta-feira (29) com o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol.

As big techs e a corrida pela IA

  • A visita de Zuckerberg à Ásia ocorre num momento em que a Meta intensifica seus esforços em prol da Inteligência Artificial.
  • Existe uma corrida entre as gigantes do setor e o mercado entende que a Microsoft tomou a dianteira nessa disputa.
  • Em um vídeo divulgado no Instagram em janeiro, Zuckerberg disse que era “a visão de longo prazo da Meta era construir inteligência geral, abri-la de forma responsável e torná-la amplamente disponível para que todos possam se beneficiar”.
  • A Meta está construindo uma enorme infraestrutura de computação para apoiar seus planos de IA à medida que começa a treinar seu modelo de IA generativo Llama 3.
  • Essa estrutura equivale a 600 mil GPUs NVIDIA H100! – o que é muita coisa.
  • Modelos generativos de IA como ChatGPT da OpenAI, Copilot da Microsoft e Llama 3 da Meta são sistemas que podem gerar conteúdo com base nas solicitações do usuário.
  • Em entrevista ao site gringo Tech Xplore, o especialista do Instituto de Pesquisa Econômica da Coreia Lee Tae-kyu disse que a Meta dá um passo importante ao buscar cooperação com a Samsung e a LG, que são empresas de tecnologia de alto nível fora dos Estados Unidos.
  • A Samsung e a LG, por outro lado, também valorizariam muito a parceris com a Meta, cujos produtos têm como alvo clientes do mundo todo.
inteligência artificial
Lista de várias IAs generativas. Imagem: Tada Images/Shutterstock

A Microsoft lidera, por enquanto

Como informamos aqui no Olhar Digital, a Microsoft acabou de anunciar uma parceria com a empresa Mistral, uma startup francesa especializada em Inteligência Artificial.

Trata-se do segundo arranjo do tipo envolvendo a empresa de Bill Gates e uma startup especializada em IA nos chamados grandes modelos de linguagem (LLMs).

O primeiro acordo foi feito com a OpenAI: a Microsoft colocou mais de US$ 13 bilhões na empresa nos últimos anos e agora colhe os frutos dessa parceria bem-sucedida. São benefícios tanto financeiramente como também em avanços para a sua plataforma Azure.

Você pode ler mais detalhes sobre a liderança da Microsoft nessa corrida aqui.

As informações são do Tech Xplore.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui