terça-feira, fevereiro 11, 2025
InícioDestaqueZucco pede explicações sobre escândalo das ‘marmitas invisíveis’

Zucco pede explicações sobre escândalo das ‘marmitas invisíveis’

Em meio às denúncias de irregularidades na execução do Programa Cozinha Solidária, o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), protocolou, juntamente com 13 vice-líderes, o Requerimento de Informação de número 275/2025. O documento, endereçado ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, exige dados detalhados sobre os termos de colaboração com as entidades gestoras do programa nos Estados de São Paulo, da Bahia e do Ceará, em função do escândalo das “marmitas invisíveis”.

A iniciativa de oposição surge depois da divulgação da reportagem do jornal O Globo. De acordo com a publicação, a organização não governamental (ONG) Mover Helipa, comandada por José Renato Varjão — que teria atuado nos gabinetes do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) e do deputado estadual Ênio Tatto (PT-SP) — não entregou as refeições previstas, mesmo tendo recebido os recursos contratuais.

As investigações mostram que, nos endereços informados pela entidade, não foram constatadas ações de preparação e distribuição de refeições à população local. Além disso, a ONG estaria subcontratando, no mínimo, outras cinco entidades de natureza semelhante, todas ligadas a assessores ou ex-assessores de parlamentares ou ex-parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT).

Zucco pede explicações sobre a viagem a Roma

“Estamos diante de uma denúncia de alta gravidade”, disse Zucco. “E olha que coincidência, o escândalo surge no exato momento em que a primeira-dama e o ministro Dias estão em Roma discutindo a fome no mundo.”

O requerimento também solicita esclarecimentos sobre a viagem de Wellington Dias à Itália, para o Encontro da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que conta com a presença da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva.

Entre os questionamentos, o documento pede:

  • a agenda do ministro nessa viagem oficial e se há previsão de encontros reservados com outras autoridades, dentro e fora do evento;
  • uma justificativa de interesse público que embase a inclusão da primeira-dama na comitiva, detalhando sua função e agenda, tanto em conjunto com o ministro quanto em compromissos separados; e
  • a divulgação integral dos documentos que fundamentaram os pronunciamentos do ministro, contendo os dados sobre as políticas públicas de combate à fome inovadoras na gestão do presidente Lula.

Com essa ação, a liderança da oposição busca não apenas esclarecer as supostas irregularidades ligadas às “marmitas invisíveis”, mas também promover a transparência na aplicação de recursos públicos destinados ao combate à fome.

Assinam o requerimento de informação os seguintes deputados:

  1. Luciano Zucco (PL-RS);
  2. Coronel Meira (PL-PE);
  3. Sanderson (PL-RS);
  4. Rodolfo Nogueira (PL-MS);
  5. Rodrigo Valadares (União-SE);
  6. Silvia Waiãpi (PL-AP);
  7. Coronel Assis (União-MT);
  8. Sargento Gonçalves (PL-RN);
  9. Osmar Terra (MDB-RS);
  10. Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP);
  11. Evair Vieira de Melo (PP-ES);
  12. Capitão Alden (PL-BA);
  13. Zé Trovão (PL-SC); e
  14. Gustavo Gayer (PL/GO).

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui