domingo, julho 7, 2024
InícioEsporte“Zubeldía e alegria“: 5 motivos da popularidade do técnico do São Paulo

“Zubeldía e alegria“: 5 motivos da popularidade do técnico do São Paulo

Não faz nem dois meses que Luis Zubeldía chegou ao Brasil para iniciar a trajetória como técnico do São Paulo. Ao pisar em solo nacional, o treinador carregava uma certa desconfiança por ter negado uma primeira oferta do tricolor no início da temporada.

A postura dele, inclusive, foi criticada pelo coordenador técnico Muricy Ramalho. Mas, rapidamente, o argentino desfez o mal entendido e caiu nas graças da torcida, combinando bons resultados, declarações que mexem com a arquibancada e conhecimento de elenco e da história do clube.

A seguir, entenda, em cinco pontos, por que o treinador está sendo idolatrado no MorumBis – ainda que não esteja, de fato, na condição de ídolo tricolor.

Zubeldía, logo na apresentação oficial no São Paulo, adotou um discurso que agradou. “Tive várias ofertas, de várias ligas, mas queria estar aqui. A prioridade foi me recompor em todos os sentidos para poder aceitar novos desafios. Mas, sempre tive a sensação que nos cruzaríamos”, disse, na ocasião.

Na mesma entrevista coletiva, o treinador minimizou o calendário apertado mesmo diante de uma sequência inicial de cinco jogos em 13 dias, sendo um apenas no MorumBis.

Além disso, garantiu conhecimento do elenco. Àquela altura, a torcida estava desconfiada do desempenho da equipe, que viveu grande instabilidade sobre o comando do antecessor Thiago Carpini.

Receio à parte, logo na primeira partida, Zubeldía mostrou a que veio. O São Paulo conseguiu vencer o Barcelona-EQU por 2 a 0, fora de casa, com um bom futebol, e iniciou uma trajetória invicta e já histórica, no melhor início de um treinador na equipe desde 1986.

Ao todo, são oito triunfos e apenas dois empates. O começo sem derrotas fez o time avançar com o primeiro lugar do grupo na Copa Libertadores, seguir às oitavas de final da Copa do Brasil e entrar no G4 da Série A do Campeonato Brasileiro, ficando a um ponto do líder Flamengo.

Os bons resultados alcançados a frente do São Paulo – nem sempre com o melhor futebol possível, é verdade – vieram carregados de comemorações efusivas e um jeito intenso de comandar o time, que fizeram o treinador se conectar rapidamente com a torcida.

No jogo contra o Talleres, que o Tricolor venceu por 2 a 0 e confirmou a classificação na Libertadores em primeiro lugar do grupo, Zubeldía largou a área técnica e disparou para celebrar o gol de Luciano com os jogadores próximos da arquibancada. A cena repercutiu como um viral nas redes sociais.

Fora do campo, o treinador ainda tem um discurso que o conecta com a torcida. Zubeldía chegou a fazer uma reflexão sobre a desigualdade social no mundo para exaltar a média de público do Tricolor nesta temporada.

Após 15 jogos realizados no MorumBis, o São Paulo se aproxima de 700 mil ingressos vendidos neste ano. A média de público pagante é de 46.537 pessoas por partida.

“Possivelmente, muitas dessas pessoas colocam como prioridade gastar o dinheiro para torcer pela equipe. Isso, nós não podemos ignorar. O futebol é, provavelmente, o espetáculo mais lindo em nível mundial. É transcendente”, afirmou.

Zubeldía faz reflexão sobre desigualdade social para exaltar torcida do São Paulo

Em outra entrevista coletiva, o treinador do São Paulo também mostrou uma conexão antiga com o clube, adotando uma das maiores conquistas da história tricolor para mostrar que sabe o peso do que é viver uma noite de Copa Libertadores no MorumBis.

“Como eu não vou saber o que é o São Paulo? Vou contar uma história… Em que ano o São Paulo ganhou pela primeira vez a Libertadores? 1992. Eu nasci em 1981. Então, tinha 11 anos. Quando eu tinha 11 anos, eu já ia assistir à Libertadores e ouvia na TV: ‘O São Paulo ganhou’. E ganhou de um time argentino, do Newell’s Old Boys do (Marcelo) Bielsa”, disse.

“Eu me criei ouvindo falar do Morumbi, do São Paulo… Perguntem a eles (jogadores) o que eu penso do São Paulo. Eu valorizo muito estar aqui e transmito isso a eles (…). Eu sonhava estar aqui desde pequeno”, acrescentou.

Vivendo a melhor fase a frente do São Paulo, Zubeldía também mostrou que gosta de apreciar os dias de folga de maneira simples, como a maior parte das pessoas.

Na última terça-feira (4), ele foi flagrado em uma estação de trem de São Paulo com a esposa e a filha, que estava fazendo aniversário. Parou para tirar fotos com torcedores e ficou com a imagem ainda mais próxima das arquibancadas.

Zubeldía foi flagrado por torcedor em estação de metrô em São Paulo
Zubeldía foi flagrado por torcedor em estação de metrô em São Paulo / Reprodução/Twitter

“Eu falei ‘Zubeldía’, para ver se ele respondia, ele olhou para o lado. Eu falei: ‘posso tirar uma foto com você’? E, cara, super atencioso, ele com a família, né, com a filha e com a mulher dele”, disse Daniel Boucinhas, que registrou o encontro nas redes sociais e fez a imagem do treinador viralizar mais uma vez, mostrando que Zubeldía, pelo menos para os tricolores, é pop.

 

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui