A cerimônia de posse dos 55 vereadores eleitos de São Paulo registrou um tumulto depois de a vereadora Zoe Martinez (PL) fazer uma saudação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no momento da diplomação.
Durante a sessão solene, que marca a posse da nova legislatura, os eleitos foram chamados nominalmente, em ordem alfabética, para emitirem um juramento. Depois de dizer, como praxe, “Assim o prometo”, Zoe complementou: “Viva o Bolsonaro, viva São Paulo, viva a liberdade, viva o Brasil”.
A manifestação gerou reações mistas do público presente. Houve aplausos e apoio por parte de alguns colegas, como Lucas Pavanato (PL), o vereador mais votado do Brasil.
A esquerda, no entanto, fez um coro de “sem anistia”, em alusão a um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados que pretende anistiar os detidos pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
O tumulto gerou a intervenção da Mesa Diretora da Câmara de São Paulo. Houve um bate-boca entre Zoe Martinez e a vereadora reeleita Luna Zarattini (PT).