quinta-feira, julho 4, 2024
InícioInternacionalZelensky diz que Ucrânia vai perder guerra se EUA não ajudar

Zelensky diz que Ucrânia vai perder guerra se EUA não ajudar

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em uma reunião neste domingo, 7, que vai perder a guerra contra a Rússia se o Congresso dos EUA não aprovar o auxílio militar no valor de US$ 60 bilhões a Kiev.

“É necessário dizer especificamente ao Congresso que, se não ajudarem, a Ucrânia perderá a guerra”, afirmou Zelensky, durante uma conferência por vídeo na plataforma de arrecadação de fundos United24.

O impasse sobre a ajuda militar se deve aos republicanos. Desde o início da guerra, em 2022, Washington já destinou cerca de US$ 111 bilhões a Kiev. Esse valor é considerado alto, segundo os conservadores.

Cidade de Kharkiv, na Ucrânia, atacada pela Rússia
Em um post no Twitter/X, Zelensky afirma que a cidade de Kharkiv é atacada dia e noite pelos russos | Foto: Reprodução/@ZelenskyyUa

Segundo o presidente da Câmara, Mike Johnson, o atual foco dos parlamentares é aumentar a defesa na fronteira com o México para reduzir a travessia ilegal de imigrantes. “Os republicanos da Câmara foram transparentes desde o início das discussões de que qualquer legislação suplementar de segurança nacional deve reconhecer que a segurança nacional começa em nossa própria fronteira”, afirmou Johnson.

Sem garantias do envio do auxílio norte-americano, a Rússia intensificou seus ataques em Kiev. A falta de armamento, aliada à baixa no número de soldados, enfraqueceu as respostas ucranianas aos adversários. Essa corda bamba fez com que os soldados direcionassem o foco apenas nas defesas das áreas.

Em meio à discussão no Congresso dos EUA, Rússia lança 24 drones contra a Ucrânia

A Rússia lançou 24 drones de ataque contra a Ucrânia nesta segunda-feira, 8. O objetivo da operação foi atingir infraestruturas críticas no sul e no leste do país, informou a Força Aérea da Ucrânia.

O ataque foi uma retaliação à ofensiva ucraniana contra uma cúpula acima de um reator desligado na usina nuclear de Zaporizhzhia, que é controlada pela Rússia.


Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui