segunda-feira, março 31, 2025
InícioDestaqueZelensky considera ‘irrealistas’ condições russas para cessar-fogo

Zelensky considera ‘irrealistas’ condições russas para cessar-fogo

Volodymyr Zelensky classificou as condições propostas pela Rússia para um cessar-fogo como “irrealistas”. Em publicação no X nesta quinta-feira, 27, ele também disse que o fim das sanções contra o país governado por Vladimir Putin seria um “desastre para a diplomacia”.

O presidente ucraniano esteve na França para uma reunião com o presidente Emmanuel Macron e outros aliados, onde fez uma série de críticas a Putin. Poucas horas antes, em uma entrevista ao canal Eurovision News, ele já havia se referido ao governante russo, sobre o qual disse que “morrerá em breve”. 

Putin, com 72 anos, é o presidente russo mais longevo no cargo.

“A única coisa que Putin tem medo é do seu povo. Se todos os nossos aliados permanecerem tão fortes quanto são, se continuarem a pressionar Putin, a desestabilização de sua sociedade seguirá e é disso que ele tem medo”, afirma Zelensky na entrevista. “A segunda coisa que ele teme é perder o poder. Isso depende da estabilidade da sociedade, mas também da idade dele. Ele morrerá em breve, isso é fato. Tudo vai terminar então.”

Depois do encontro com os líderes europeus, Zelensky reiterou, em publicação no X, que a Rússia é a única responsável pela guerra e que a posição atual do país é “continuar atacando e atrasar a democracia”.

Sobre as negociações de paz em andamento com os Estados Unidos na Arábia Saudita, entre as delegações ucraniana e russa, Zelensky criticou as condições impostas por Moscou. Ele condena a ideia de reduzir as sanções contra a Rússia.

“As sanções são uma das poucas ferramentas reais que o mundo tem para pressionar a Rússia a entrar em conversas sérias”, afirma o presidente ucraniano. Para ele, as sanções devem ser mantidas “enquanto a agressão e a ocupação continuarem”.

Rússia se prepara para novas ofensivas, segundo Zelensky

A partir de informações da Inteligência da Ucrânia, Zelensky falou que a Rússia está “se preparando para novas ofensivas” e prolongando as negociações para “prender os EUA em discussões intermináveis e inúteis apenas para ganhar tempo e tentar conquistar mais territórios”.

Depois do encontro, Macron também se pronunciou. Como anfitrião, ele destacou que todos os aliados concordaram em continuar apoiando a Ucrânia e suas Forças Armadas e que não é o momento de suspender as sanções contra a Rússia. 

Segundo o presidente francês, os € 230 bilhões em ativos congelados da Rússia poderiam ser usados na reconstrução futura como parte de um possível acordo de paz. 

Já o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, expressou seu desejo de que um acordo de paz na Ucrânia se desenvolva em questão de dias ou semanas, em vez de meses.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui