O cantor Zé Vaqueiro, 25, usou as redes sociais nesta quarta-feira (17) para se pronunciar pela primeira vez sobre a morte do filho Arthur, de 11 meses. O bebê sofria com malformação congênita da síndrome de Patau e morreu no dia 9 de julho.
Em um longo desabafo através de seu perfil do Instagram, o cantor afirmou que se afastou das redes para processar o luto ao lado de sua família.
“Estava sumido para restaurar minhas energias, minha família, refletir um pouco, orar, pedir discernimento a Deus, sabedoria. Foram 11 meses de muita luta e aprendizado. Luta essa principalmente do Arthur, desde o dia em que recebemos o laudo da síndrome dele”, começou Zé Vaqueiro.
“Vimos o nosso filho lutando com todas as forças que tinha, até o último dia de vida dele. A gente viu o Arthur lutando com todas as forças. Nos últimos dias, sempre comentávamos: ‘Arthur é forte””, continuou.
A síndrome rara de Arthur era decorrente da trissomia do cromossomo 13. Essa condição se dá quando um indivíduo possui três cromossomos no par de número 13, e isso pode causar alguns sintomas no bebê, como atraso mental, má-formação de partes do corpo, microcefalia, tamanho reduzido do queixo e/ou problemas no coração e rins.
Além de afirmar que o filho ter sobrevivido após o nascimento foi um “milagre”, Zé Vaqueiro exaltou a força de sua mulher, a influenciadora Ingra Soares, 32, que esteve ao lado do filho ao longo dos 11 meses.
“Agradeço a Deus pela mulher forte que ela é, mas eu não consigo nem imaginar a dor dela como mulher, como mãe, de ver o filho naquela situação e não poder fazer nada”, disse. “Já me incomodava muito ver meu filho daquele jeito e estar de mãos atadas, imagina para ela como mãe”.
O cantor revelou, no entanto, que nos últimos dias de vida do filho, a família percebeu que “ele estava sofrendo muito” e que “descansou”. Zé Vaqueiro acrescentou: “Acredito que Deus colocou ele em bom lugar e nos ensinou muita coisa.”
Por fim, o artista agradeceu as mensagens de carinho que ele e sua família receberam dos fãs.
Após o nascimento, o menino ficou internado por nove meses antes de receber alta da maternidade pela primeira vez. Em maio deste ano, o bebê sofreu uma parada cardíaca e voltou para o hospital após ter tido alta no dia anterior.
Dias após completar 11 meses, foi submetido a uma traqueostomia, procedimento cirúrgico realizado na região da traqueia para facilitar a chegada de ar até os pulmões.
Zé Vaqueiro e Ingra Soares também são pais de Daniel, de 3 anos, além da filha mais velha da influenciadora, Nicole, de 13 anos, fruto de um relacionamento anterior.