quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioDestaqueZambelli quer que a Saúde explique falta de insulina em São Paulo

Zambelli quer que a Saúde explique falta de insulina em São Paulo

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) encaminhou um ofício à ministra da Saúde, Nísia Trindade, em que solicita esclarecimentos acerca da falta de frascos de insulina no Estado de São Paulo. 

Zambelli pediu as informações em meio às denúncias de falhas no fornecimento de medicamentos essenciais para pacientes diabéticos. A denúncia foi divulgada na segunda-feira 14, pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a denúncia, o governo federal não teria repassado os 54 mil frascos de insulina regular requisitados pelo Estado em dezembro. Além disso, dos 95 mil frascos de insulina NPH solicitados, apenas 26 mil foram entregues, agravando a situação.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, soube desde o princípio das infecções de HIV em transplantados | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, já foi notificada pela deputada Carla Zambelli para explicar a falta de imunizantes em postos de saúde do Brasil | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Zambelli alerta para o risco de vida dos diabéticos

Carla Zambelli destacou que a falta de fornecimento de insulina é parte de um cenário mais amplo de dificuldades na distribuição de medicamentos e imunizantes pelo país. Na semana passada, a deputada também apresentou um requerimento para que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, preste esclarecimentos sobre a falta de vacinas em postos de saúde. 

“É inadmissível que o Ministério da Saúde do governo Lula deixe pacientes diabéticos do Estado de São Paulo e de todo o Brasil sem insulina, colocando milhões de vidas em risco”, afirmou. “Por isso mesmo, estou cobrando explicações detalhadas sobre o desabastecimento geral na saúde pública.”

A parlamentar sinalizou que acompanha “de perto” a resposta do ministério e que vai defender medidas para “solucionar o desabastecimento, que afeta diretamente milhares de brasileiros dependentes de insulina para o controle do diabetes”. 

Até a tarde desta quarta-feira, 15, o Ministério da Saúde ainda não tinha se manifestado oficialmente sobre o ofício enviado pela deputada.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui