quarta-feira, outubro 2, 2024
InícioCiência e tecnologiaYouTube vai facilitar a remoção de músicas que violam direitos autorais

YouTube vai facilitar a remoção de músicas que violam direitos autorais

O YouTube lançou uma ferramenta de borracha aprimorada que permite aos criadores de conteúdo da plataforma remover músicas protegidas por direitos autorais de seus vídeos, mantendo o restante do áudio intacto.

O TechCrunch foi o primeiro a relatar o lançamento do recurso, lançado pelo YouTube na semana passada. A ferramenta se chama Erase Song, ou Apagar Música.

Em um vídeo, o YouTube anunciou que o recurso Erase Song permite que os criadores silenciem músicas protegidas por direitos autorais em seu conteúdo. A ferramenta já existia como um recurso beta, mas nem sempre era precisa.

“Boas notícias, criadores: nossa ferramenta Erase Song atualizada ajuda você a remover facilmente músicas reivindicadas por direitos autorais de seu vídeo (deixando o resto do áudio intacto)”, diz chefe do YouTube, Neal Mohan, em um post na sua conta do X (Twitter).

Leia mais! 

Criadores ganham mais controle na hora de editar áudios de seus conteúdos (Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)

Uso de IA aprimorou nova ferramenta do YouTube

  • O recurso Erase Song atualizado usa um “algoritmo alimentado por IA” para identificar e remover com mais precisão músicas protegidas por direitos autorais sem afetar outros áudios em um clipe específico.
  • Dessa maneira, a IA garante mais precisão na hora de criadores editarem seus próprios vídeos.
  • Contudo, já se relata que mesmo após o aprimoramento com IA, essa nova ferramenta não consegue produzir resultados perfeitos o tempo todo.

Nos casos em que a ferramenta não consegue eliminar especificamente o conteúdo protegido por direitos autorais, os criadores podem silenciar todo o som nas seções do vídeo que foram sinalizadas por conter material protegido.

A página de suporte do YouTube diz que a ferramenta Erase Song “pode não funcionar se a música for difícil de remover”, portanto, silenciar o áudio pode ajudar a remover uma reivindicação de conteúdo protegido contra um vídeo.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui