domingo, novembro 24, 2024
InícioCiência e tecnologiaYouTube testa funcionalidade que ficou famosa no TikTok

YouTube testa funcionalidade que ficou famosa no TikTok

Nos últimos meses, o YouTube tem testado novo recurso que permite aos usuários assistir a vídeos de formato longo em feed infinito, semelhante ao TikTok. A novidade, lançada para testes em agosto, permite que os usuários deslizem para cima e assistam a um vídeo contínuo, sem retornar à tela inicial.

Embora o recurso esteja sendo testado apenas por pequeno grupo de usuários do Android, segundo o Android Authority, ele reflete os esforços do YouTube para melhorar a descoberta de conteúdo e aumentar o engajamento na plataforma.

Tradicionalmente, o YouTube exibe miniaturas e títulos para que os usuários escolham qual vídeo assistir, enquanto no TikTok, o conteúdo começa a ser reproduzido automaticamente e o usuário só precisa deslizar para cima se não gostar.

O TikTok tem sido amplamente elogiado por sua eficiência e pelo algoritmo que recomenda vídeos com base no comportamento de deslizar, enquanto o YouTube, com seu sistema de inscrições e recomendações, tem sido mais focado no engajamento com canais específicos.

youtube
Teste do YouTube com rolagem de vídeos contínua pode indicar desejo da plataforma de usar algoritmos para recomendar conteúdo (Imagem: PixieMe/Shutterstock)
  • Com a introdução da rolagem infinita, o YouTube parece querer adotar abordagem mais semelhante ao TikTok, onde o algoritmo assume o controle, sugerindo vídeos sem a intervenção do usuário;
  • Isso poderia beneficiar os criadores, permitindo que se concentrassem mais em criar conteúdo, em vez de se preocupar com miniaturas e títulos chamativos;
  • Contudo, essa mudança também poderia reduzir o controle dos criadores sobre como seu conteúdo é apresentado, favorecendo apenas o algoritmo, que prioriza a retenção de visualizações.

Se essa rolagem infinita for adotada em larga escala, o YouTube pode perder sua identidade como uma plataforma que favorece a construção de comunidades e canais, transformando-se em ambiente mais impessoal, como o TikTok.

Algo assim poderia afetar negativamente a experiência dos criadores e usuários que ainda preferem a dinâmica tradicional de busca e escolha de conteúdo.

Pessoa segurando celular com logomarca do YouTube na tela na frente de outra tela com logomarcas do YouTube também
YouTube pode estar arriscando perder sua identidade com função do feed infinito, mais comum no TikTok (Imagem: JRdes/Shutterstock)

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui