O YouTube Premium pode adicionar um novo plano mais barato. Pelo menos é o que indicam testes recentes que começaram em alguns países. Até então, a nova opção de assinatura aparece como “Premium Lite”, mas possui limitações.
Como é o YouTube Premium Lite?
- O plano mais em conta continua exibindo “anúncios limitados”, diferente do Premium convencional;
- Outras vantagens, como acesso ao YouTube Music sem anúncios, exibição de conteúdo em segundo plano e download de vídeos para assistir offline, também não estão disponíveis no plano Lite;
- Uma captura de tela compartilhada por um usuário do X (antigo Twitter) confirma apenas que o YouTube Premium Lite mostra menos propagandas;
- Segundo o print, os anúncios aparecem nas buscas e durante a navegação no YouTube tradicional e no Kids.
Quanto custa o plano mais barato no exterior?
Seguindo os valores acima na moeda da Bósnia e Herzegovina, o plano Lite do YouTube Premium sai em conversão direta por cerca de R$ 24. Para efeito de comparação, o plano individual é o que chega mais perto do valor no Brasil (R$ 24,90 mensais).
Vale mencionar que o YouTube Premium Lite pode servir para atender quem não deseja pagar mais em caso de um possível reajuste nas mensalidades. Apesar de oferecer menos vantagens, seria uma nova opção de entrada para o serviço.
Os testes no exterior também não garantem que a novidade vingará em todos os mercados. No fim, pode ser apenas uma tentativa do YouTube para ver como o público recebe uma alternativa mais barata para assinar o Premium.