sábado, novembro 23, 2024
InícioEsporteYamal é alvo de racismo em vitória do Barcelona; Real Madrid e...

Yamal é alvo de racismo em vitória do Barcelona; Real Madrid e LaLiga reagem

LaLiga e Real Madrid reagiram fortemente, neste domingo (27), após insultos direcionados a jogadores culés durante a goleada sofrida contra o Barcelona, neste sábado (26), no Santiago Bernabéu. A mídia espanhola relatou que ​​Lamine Yamal, atacante espanhol de 17 anos com ascendência equato-guineense e marroquina, foi alvo de abusos xenófobos e racistas durante o clássico.

“LaLiga denunciará imediatamente os insultos e gestos racistas recebidos pelos jogadores do Barcelona à Seção de Crimes de Ódio da Brigada Nacional de Informação da Polícia, além de informar o Promotor Coordenador da Unidade de Crimes de Ódio e Discriminação da Procuradoria Geral do Estado. A LaLiga condena veementemente os incidentes no Santiago Bernabéu e permanece firme em compromisso de erradicar qualquer tipo de comportamento racista e ódio dentro e fora dos estádios”, afirmou a organizadora do Campeonato Espanhol.

“O Real Madrid condena veementemente qualquer tipo de comportamento que envolva racismo, xenofobia ou violência no futebol e no esporte, e lamenta profundamente os insultos que alguns torcedores proferiram ontem à noite em um dos cantos do estádio”, disseram os atuais campeões europeus em comunicado.

O Barcelona não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters. A ministra da Migração e Inclusão da Espanha, Elma Saiz Delgado, também condenou o incidente em um comunicado.

“Os insultos racistas dirigidos a Lamine Yamal durante El Clásico são tudo o que o Governo irá combater. Não permitiremos que agressões que não toleramos em outros espaços se tornem normalizadas no esporte. Apoio total aos jogadores e à denúncia de LaLiga”, assegurou.

Recentemente, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e LaLiga tomaram medidas para combater o aumento de abusos racistas com medidas que incluem fechamentos parciais de estádios.

Quatro pessoas foram presas na quinta-feira (24) sob suspeita de conduzir uma campanha de ódio online contra o atacante brasileiro Vinicius Júnior. Em junho, o Tribunal de Magistrados de Valência emitiu a primeira condenação por insultos racistas em um estádio de futebol na Espanha.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui