Engana-se quem pensa que a Yamaha só trabalha com motos. Embora esse seja o carro-chefe, a empresa já participou do desenvolvimento de vários carros luxuosos que se tornaram populares entre compradores, como modelos Lexus, Lotus e Ford. Agora, a companhia revelou que está auxiliando uma empresa famosa do setor automobilístico em um carro esportivo elétrico cheio de potência e autonomia.
O conceito do modelo foi apresentado no ano passado e, com uma produção em massa, deve ficar pronto muito em breve.
Yamaha auxiliará no projeto de carro esportivo elétrico
Como lembrou o New Atlas, a Yamaha tem parte em carros famosos com seus motores V-6 e V-10. A empresa japonesa anunciou recentemente que também participará na criação de um carro esportivo elétrico totalmente novo junto com a Caterham, empresa britânica famosa no setor.
O conceito do cupê foi apresentado no ano passado durante o Goodwood Festival do Speed, mas, na época, tratava-se de apenas um conceito. Dessa vez, a produção será destinada à produção em massa.
O projeto veículo foi chamado de Projeto V e prevê monocoque de fibra de carbono e alumínio, na tentativa de diminuir o peso. A Yamaha entrará com seu sistema de transmissão elétrico compacto e leve, além da “tecnologia e expertise em controle de movimento de veículos”, segundo a Caterham.
Como será o carro esportivo elétrico
Durante a apresentação do ano passado, as empresas revelaram que o modelo teria 1.190 quilos, motor traseiro de 268 cavalos de potência e carregamento rápido, indo entre 20% a 80% da bateria em apenas 15 minutos.
Na época, trava-se de um conceito. Ou seja, não está claro se as especificações serão as mesmas para o modelo de produção, já que as companhias deram poucos detalhes adicionais. Vale destacar que a potência do motor é a mesma do que a Yamaha está fornecendo para outros modelos parceiros, como os da Subaru (o que indica que ele existe).
Espera-se que o carro esportivo elétrico em desenvolvimento tenha bateria de 55 kWh com autonomia de 400 km no ciclo WLTP. De acordo com a Caterham, a velocidade máxima é de 230 km/h, indo de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.
Modelo da Yamaha não será nada barato
- Espera-se que o modelo esteja pronto em meados de 2025;
- A data está bem próxima e, para agilizar a produção, a Caterham usou componentes e peças de outras empresas, como bancos da Maserati e abertura de porta do Audi TT;
- O preço de varejo está estimado em US$ 103 mil, cerca de R$ 583 mil na conversão direta.