O XII Cultura Negra 2024 será realizado, no domingo (17), com vasta programação organizada pelos líderes das religiões de matriz africana do Piauí. Entre as atividades está a inauguração do Monumento Deusas das Águas, com esculturas de Iemanjá e Oxum instaladas às margens do rio Poti, no Polo Cerâmico do Bairro Poti Velho, na zona norte de Teresina.
Com isso, a capital ganha mais um ponto religioso e turístico, que valoriza o artesanato piauiense, uma vez que as imagens das orixás foram confeccionadas por Jean Pimentel, artesão do polo cerâmico. O evento terá início às 15h, com concentração no Parque Ambiental Encontro dos Rios. Às 15h30 ocorre o Padê de Exu em frente ao monumento Cabeça de Cuia e pedidos de abertura de caminhos e proteção.
Às 16h inicia-se a caminhada até o Monumento Deusas das Águas. “Durante o trajeto, teremos apresentações dos grupos de tambozeiros, até o momento temos 17 grupos confirmados, tanto do Piauí como do Maranhão, teremos nosso povo cantando os pontos e, ao chegarmos no monumento, haverá a consagração das imagens de Oxum e Iemanjá, orixás das águas doce e salgada, respectivamente”, explica Pai Rondinele, um dos organizadores do evento.
Já no polo cerâmico haverá o Terecô Coletivo, onde os pais e mães de santos se revezam cantando pontos de Umbanda, Candomblé, Jurema, entre outros. No local, haverá tendas específicas voltadas para a cultura cigana e aos pretos velhos, entidades conhecidas da Umbanda. “Teremos também o Festival de Tambozeiros, com premiação, teremos apresentação com o cantor e compositor Fernando de Iemanjá, e teremos a Mell Tenório encerrando nosso evento”, informa Mãe Ruthneia.
O XII Cultura Negra com as bênçãos das Deusas das Águas ocorre em alusão ao Dia Nacional da Umbanda e tem apoio da Lei de Incentivo Estadual Siec, Paraíba, Prefeitura Municipal de Teresina e Governo do Piauí.