A Xiaomi, fabricante chinesa de smartphone, revelou oficialmente nesta quinta-feira (28) mais detalhes do seu primeiro veículo elétrico. Chamado de SU7, o sedã é um dos modelos mais aguardados para 2024 e deverá aproveitar ao máximo o sistema operacional dos telefones populares da empresa. Veja mais detalhes abaixo!
O que você precisa saber:
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
- Durante evento, que ocorreu em Pequim, o presidente-executivo da Xiaomi, Lei Jun, revelou novas fotos do EV, incluindo algumas com versões em cor azul e verde metalizado (o oficial é cinza);
- Segundo Jun, o Xiaomi SU7 foi pensado para quem procura a melhor tecnologia e experiência na condução;
- Para fins de comparação, o EV deverá ser maior do que o Model 3 da Tesla e semelhante ao Series 5 da BMW;
- Há também um plano para a construção de “um carro dos sonhos comparável ao Porsche e ao Tesla”;
- O presidente disse ainda que o objetivo da empresa é se tornar uma das cinco maiores montadoras do mundo;
- Os carros da marca Xiaomi serão produzidos por uma unidade da montadora estatal BAIC Group em uma fábrica em Pequim com capacidade anual de 200 mil veículos;
- Os primeiros automóveis devem chegar ao mercado em 2024, mas algumas das novidades só vão estar disponíveis em 2025.
Leia mais!
Trabalhando duro nos próximos 15 a 20 anos, nos tornaremos uma das cinco maiores montadoras do mundo, nos esforçando para impulsionar a indústria automobilística geral da China.
Lei Jun, presidente-executivo da Xiaomi, durante evento de lançamento do seu primeiro elétrico.
Focando em detalhes sobre tecnologia, autonomia e bateria, Jun destacou que o EV alcança 265 km por hora e chega aos 100 km/h em 2,78s — equivalente ao Model S da Tesla e ao Taycan Turbo.
Com um futuro motor V8, a bateria terá 27.800 rpm e autonomia de 1.200 km — vale pontuar que, segundo a SapoTek, o V8 chegará aos EVs apenas em 2025, por ora os motores que entrarão em produção serão os V6 e V6s, com capacidade de 299 hp e 374 hp, respectivamente.
Seguindo o perfil dos usuários chineses, o SU7 não será apenas um carro elétrico bonito, mas útil e durável. “Queríamos fazer um design que se mantivesse durante 7 a 10 anos“.
Entre outros detalhes estão:
- Tecnologia própria — o CTB (Cell-to-Body) integra a bateria no chassi do veículo, aumentando a rigidez estrutural;
- Várias camadas de proteção e segurança além dos testes IP6K9K;
- Tecnologia de produção Hypercasting, em vez de die-casting, para moldar os metais;
- Xiaomi Pilot — condução autônoma já em testes;
- Cabine espaçosa e inteligente;
- A melhor experiência é com o sistema operacional HyperOS e os smartphones da Xiaomi, mas o EV também poderá ser usado com iPhone e iPad.
De acordo com a Reuters, como parte dos seus planos, a Xiaomi prometeu um investimento de US$ 10 bilhões em automóveis ao longo da próxima década.
Queremos ser melhores que a Tesla, estamos decididos a desenvolver os carros mais rápidos. Desde o início da nossa jornada temos esse objetivo de sermos os ‘reis do inverno’ nos EVs.
A Xiaomi sinalizou pela primeira vez a diversificação para além do seu negócio principal de smartphones em 2021 — a companhia chinesa é apenas mais uma dentre tantas empresas tech que decidiram abrir seu leque de possibilidades, principalmente no que diz respeito a indústria automotiva.