Mena Kato, a nova chefe de parcerias do Xbox no Japão, declarou que quer conquistar as empresas japonesas atualmente ligadas ao PlayStation e à Nintendo, e assim expandir a influência do ecossistema da Cruz Verde na Terra do Sol Nascente, um empreendimento que a Microsoft tem apostado cada vez mais ao longo dos anos.
Para quem não sabe, Mena Kato é uma veterana da indústria que trabalha há mais de vinte anos com a PlayStation lidando com editoras japonesas. Tendo ingressado na Microsoft em julho passado, pretende agora explorar as suas ligações com o mercado local e a influência da gigante de Redmond à escala global, para convencer empresas ligadas à PlayStation e à Nintendo a colaborarem com a Xbox.
Kato logo se tornou uma das executivas de Xbox de maior destaque da Microsoft no Japão, já que sua função é liderar o diálogo com estúdios de desenvolvimento locais e promover novas iniciativas. Ele afirmou que aceitou o trabalho porque quer fazer a ponte entre o Japão e o resto do mundo e acredita que isso será possível graças ao Xbox.
Xbox: ex-Sony Mena Kato quer conquistar empresas japonesas fiéis ao PlayStation e Nintendohttps://t.co/GMVeI9q8Gt pic.twitter.com/JKz2O4houd
— WinClub Games (@WindowsClubBr) 13 de dezembro de 2023
A este respeito, numa série de declarações feitas à Bloomberg, Kato afirmou que colaborar com a Microsoft trará grandes benefícios às empresas japonesasque não podem contar apenas com o concorrente direto PlayStation para crescer.
“As editoras japonesas definitivamente precisarão de nós para expandir seus negócios”, disse Kato em entrevista. “Seria difícil fazer isso apenas com o PlayStation.”
Porém, considerando o que viu no passado, ele acredita que não será um alvo fácil e que a Microsoft terá que se adaptar muito para aumentar sua relevância no setor de games japonês.
“Estamos enfrentando um desafio e isso significa que ainda há muitas coisas que precisamos fazer e mudar.”
Como provavelmente sabes, a Xbox está atualmente muito atrás dos números registados pela Nintendo e PlayStation no Japão. Na verdade, até a Sony é relativamente moderada por lá sendo a grande vendedora de consoles mesmo a Nintendo.
Porém, com a chegada de Phil Spencer ao topo as coisas começam a mudar e a empresa investe mais na Terra do Sol Nascente. Já vimos os primeiros resultados, com a chegada de séries como Persona e Yakuza/Like a Dragon, bem como no catálogo de PC e Xbox Game Pass. A mais recente a “se render” ao Xbox foi a Square Enix.