Na noite de quinta-feira (29), terminou o prazo para que o X informasse ao Supremo Tribunal Federal (STF) um representante da empresa no Brasil, falhando em cumprir a determinação do ministro Alexandre de Moraes.
A plataforma já havia informado que não pretendia cumprir a ordem, e agora o X, antigo Twitter, pode ser suspenso no país.
A área técnica do STF ainda precisa se certificar se houve manifestação da empresa no processo antes do ministro Alexandre de Moraes emitir uma decisão confirmando a suspensão ou não da rede social.
Com o fim iminente do X no Brasil, muitos usuários já começam a se preparar para migrar de plataforma. Algumas redes sociais oferecem propostas parecidas ao antigo Twitter, baseadas em textos curtos.
Conheça 5 redes sociais para substituir o X, antigo Twitter
Threads
O Threads foi lançado pela Meta em julho de 2023 para concorrer com o então Twitter. A plataforma se parece muito com o X, com um feed de postagens baseadas em texto – embora os usuários também possam postar fotos e vídeos – onde as pessoas podem ter conversas em tempo real.
A Meta disse que as mensagens postadas no Threads terão um limite de 500 caracteres. E os usuários podem responder, repassar e citar postagens de tópicos de outras pessoas.
O aplicativo funciona de maneira integrada ao Instagram, com a estética e o sistema de navegação existentes da rede social de fotos e oferece a capacidade de compartilhar postagens do Threads diretamente no Instagram Stories.
Bluesky
Desenvolvida por Jack Dorsey, criador e ex-CEO do Twitter, o Bluesky é apontado como um Twitter “descentralizado”.
Criada em código aberto, o diferencial da Bluesky em relação as outras mídias está na possibilidade de uma integração entre plataformas e maior controle sobre o consumo de conteúdos. Inicialmente acessível apenas através de convites, o Bluesky já está disponível para ser baixado por todos.
As funcionalidades da Bluesky são bem similares ao Twitter – seja em relação aos recursos disponibilizados até o visual da plataforma. É possível seguir e pesquisar contas de outras pessoas e também há a possibilidade de ver as atualizações e posts de quem você segue em uma timeline.
Mastodon
O Mastodon existe desde 2016, mas a pequena rede social começou a crescer de maneira mais rápida após a turbulência que afetou o Twitter, agora X, desde que Elon Musk comprou a plataforma.
O serviço tem uma aparência semelhante ao Twitter, com uma linha do tempo de atualizações curtas classificadas cronologicamente e não algoritmicamente. Ela permite que os usuários participem de vários servidores diferentes executados por vários grupos e indivíduos, em vez de uma plataforma central controlada pela empresa, como o X, Instagram ou Facebook.
Ao contrário das redes sociais maiores, a Mastodon é gratuito e livre de anúncios. É desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos dirigida pelo criador do Mastodon, Eugen Rochko, e é apoiada por crowdfunding.
O Reddit é uma plataforma que permite aos usuários criar, publicar e comentar sobre vários tipos de conteúdo. Diferentemente do X, os usuários podem escrever textos mais longos, como artigos, ou basear suas publicações em vídeos e imagens.
A rede social é dividida em várias comunidades, chamadas de “subreddits”, dedicadas a tópicos e assuntos específicos. Cada comunidade tem suas próprias regras, definidas e aplicadas pelos moderadores.
Os usuários podem reagir às publicações consideradas mais interessantes dentro de suas comunidades e estas publicações passam a ter um alcance maior.
O Reddit, no entanto, ainda está disponível apenas em inglês.
Tumblr
Sucesso na década passada, o Tumblr é uma plataforma que permite aos usuários criarem seu próprio “blog” e seguirem os blogs de outras pessoas.
É possível organizar sua própria página — que pode ser personalizada para ter a sua cara –, é possível acompanhar os posts de suas contas favoritas em uma timeline. O usuário pode gostar, reblogar e responder esses posts.
Além de textos, é possível postar vídeos, áudios, fotos e gifs. E enquanto alguns usuários decidem por um único formato em seu blog pessoal, outros criam e reblogam posts de todos os formatos.
Vou perder minha conta no X? Rede social finaliza operações no Brasil