sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioCiência e tecnologiaX/Twitter volta a ficar indisponível no Brasil

X/Twitter volta a ficar indisponível no Brasil

A rede social X (antigo Twitter) voltou a ser bloqueada no Brasil nesta quinta-feira (19), em cumprimento a uma nova ordem judicial que exigiu que a plataforma interrompesse o uso de um serviço de cibersegurança que estava burlando a suspensão no país.

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) disse que o X voltou a ficar indisponível no Brasil por volta das 16h desta quinta, quando a plataforma parou de utilizar os serviços da Cloudflare, empresa de cibersegurança. “Pouco antes das 16h, o próprio X parou de usar o serviço da Cloudflare, o que resultou no bloqueio”, afirmou Basílio Rodriguez Perez, conselheiro da Abrint, à agência AFP.

cloudflare
Uso dos serviços da Cloudflare foi o que permitiu o retorno da disponibilidade do X no país. (Imagem: Sundry Photography / Shutterstock.com)

Volta do X por falhas no bloqueio anterior

Embora estivesse suspensa desde o fim de agosto por determinação do ministro Alexandre de Moraes, a rede social voltou a ser acessível na manhã de quarta-feira (18). Usuários relataram conseguir acessar o X, publicar, curtir e comentar postagens, tanto via Wi-Fi quanto em redes móveis. No entanto, a versão para computador permaneceu inacessível.

O bloqueio inicial havia ocorrido após a empresa americana não indicar um representante legal no Brasil, o que levou à sua suspensão no país.

Posicionamento do X

  • A rede social de Elon Musk emitiu um comunicado afirmando que o restabelecimento parcial do serviço foi involuntário.
  • Segundo a nota, ao interromper o serviço no Brasil, a infraestrutura da plataforma para a América Latina também se tornou inacessível para a equipe.
  • “Para continuar fornecendo o serviço ideal para nossos usuários, trocamos de operadora de rede, o que resultou em uma restauração inadvertida e temporária do serviço para os usuários brasileiros”, disse o comunicado.
  • A empresa declarou ainda que espera que o serviço fique inacessível novamente em breve e que está em diálogo com o governo brasileiro para que a plataforma possa voltar a funcionar de maneira definitiva no país.
À esquerda, rosto de ElonMusk em preto e branco; à direita, logo do X em fundo preto projetado em um smartphone
Rede social de Elon Musk, o X trabalha para retornar ao Brasil. (Imagem: Kemarrravv13/Shutterstock)

Retorno do X pode acontecer “muito em breve”

Apesar da volta do bloqueio, existe esperança de que a questão seja resolvida em breve. O X aparenta estar se movimentando para cumprir com as exigências da justiça brasileira.

O X deveria cumprir três determinações de Alexandre de Moraes que suspenderam a plataforma no Brasil. Duas já foram atendidas: o pagamento das multas e a suspensão das contas. Agora, resta apenas a nomeação de um representante legal no Brasil.

Nos últimos dias, houve movimentações para resolver este último item: informações da Folha de S. Paulo indicam que Elon Musk trabalha nos bastidores para resolver o impasse e já se reuniu com advogados brasileiros para discutir a questão. Já o Blog da Julia Duailibi, do g1, afirma que pessoas envolvidas na negociação indicaram que a rede social deverá nomear um representante legal no Brasil “muito em breve”. Saiba mais aqui.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui