domingo, setembro 29, 2024
InícioCiência e tecnologiaX/Twitter processa anunciantes por boicote: 'É guerra', diz Musk

X/Twitter processa anunciantes por boicote: ‘É guerra’, diz Musk

O X (antigo Twitter) entrou com uma ação antitruste contra a Global Alliance for Responsible Media (GARM) e a World Federation of Advertisers na terça-feira (06). A CEO Linda Yaccarino acusou as organizações – vinculadas a anunciantes – de participarem de boicote. E o dono da empresa, Elon Musk, disse que “é guerra”.

Em vídeo, postado no X, a CEO diz que o boicote é ilegal. Para embasar, cita um relatório do Comitê Judiciário da Câmara dos EUA. O documento sugere que grandes corporações, agências de publicidade e associações da indústria participaram de ações coordenadas para desmonetizar plataformas e veículos de comunicação.

Já a fala de Musk teve tom mais agressivo. “Tentamos ser gentis por dois anos e não obtivemos nada além de palavras vazias. Agora, é guerra!”, escreveu em postagem também no X.

Processo aberto pelo X alega conspiração de anunciantes

O processo, registrado num tribunal federal no Texas, alega que a coalizão GARM “conspirou” com grandes marcas para “reter coletivamente bilhões de dólares em receitas publicitárias”.

Pessoa acessando X, antigo Twitter, em celular
X processa coalizão alegando boicote que custou bilhões de dólares à empresa (Imagem: BongkarnGraphic/Shutterstock)

Ainda segundo o documento, essas receitas eram devidas ao antigo Twitter após Musk comprar a rede social, em 2022. “O comportamento ilegal dessas organizações e seus executivos custou bilhões de dólares ao X”, escreveu Linda Yaccarino em carta aberta aos anunciantes.

Logo do X em prédio de São Francisco
Coalizão GARM incentivou anunciantes a evitar o X após Musk comprá-lo – e a rede social sentiu o impacto (Imagem: Larry Zhou/Shutterstock)

A GARM, que representa grandes marcas responsáveis por mais de 90% dos gastos globais com publicidade, incentivou anunciantes a evitar o X após Musk comprar a empresa e prometer o que chamou de “nova era de liberdade de expressão”.

O X sentiu o impacto. No segundo trimestre de 2024, a empresa teve US$ 114 milhões (R$ 643 milhões) em receita nos Estados Unidos. A cifra representa queda de 25% em relação ao primeiro trimestre e de 53% em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com documentos internos obtidos pelo New York Times.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui