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A justiça dos Estados Unidos negou uma ação apresentada pela rede social X (antigo Twitter) contra uma organização sem fins lucrativos. O Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH, na sigla em inglês) havia denunciado o aumento da desinformação e do discurso de ódio na plataforma desde que ela foi adquirida por Elon Musk.
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A decisão da justiça
O processo, apresentado em julho do ano passado, acusava a organização de empreender uma campanha de desprestígio mediante uma compilação seletiva de dados que prejudicou a relação da empresa com anunciantes e provocou perdas de dezenas de milhões de dólares em receitas.
No entanto, o juiz distrital Charles Breyer, de São Francisco, considerou que era “evidente” que Musk processou o Centro de Combate ao Ódio Digital porque ele não gostou das críticas recebidas e achou que isso prejudicaria a imagem da rede social e afastaria anunciantes.
Além disso, a decisão da justiça aponta que a rede social pretendia dissuadir a realização de novos levantamentos sobre desinformação e discurso de ódio na plataforma no futuro.
Esperamos que esta decisão histórica incentive os investigadores de interesse público de todo o mundo a continuar, e inclusive intensificar, seu trabalho vital de fazer com que as empresas de redes sociais prestem contas pelo ódio e a desinformação que armazenam e o dano que causam.
Imran Ahmed, diretor executivo e fundador de CCDH
O X prometeu recorrer da decisão. As informações são da Reuters.
Rede social é acusada de não tomar medidas para combater violações
- Diversos levantamentos apontam que os casos de desinformação e discursos de ódio aumentaram consideravelmente na rede social desde que Musk adquiriu a plataforma em outubro de 2022.
- Após assumir, o empresário demitiu milhares de funcionários, cortou a moderação de conteúdo e restabeleceu muitos perfis que haviam sido banidos anteriormente.
- Em função disso, diversos anunciantes abandonaram a rede social, causando uma queda expressiva na verba deste setor.
- Elon Musk acabou deixando o cargo de CEO da empresa e colocou Linda Yaccarino, ex-chefe de publicidade da NBCUniversal da Comcast, no seu lugar.
- O objetivo era justamente garantir o retorno das receitas de publicidade.
- No entanto, as acusações contra o X continuaram.