Milhares de usuários globais do X (o antigo Twitter) tiveram problemas para usar a rede social de Elon Musk no início desta quinta-feira, 21 de dezembro.
No Brasil, o pico de reclamações aconteceu durante a madrugada de hoje, por volta de 02h30 (horário de Brasília). Segundo os dados do site de monitoramento Downdetector, foram cerca de 3 mil relatos sobre a queda da plataforma. Nos EUA, mais de 77 mil usuários foram afetados.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
O que aconteceu
- Apesar do site do X continuar no ar, as linhas do tempo apareciam sem conteúdo algum, apenas com a mensagem “Bem-vindo ao X!”.
- Sem poder postar nada, os usuários recorreram a outras redes sociais para relatar e saber mais sobre o problema, incluindo o Threads, a resposta da Meta ao sucessor do Twitter.
- O X Pro, antes conhecido como TweetDeck, também foi afetado pelo problema e travou com uma mensagem que dizia “Aguardando postagens”, segundo relatos de usuários no Canadá, Grã-Bretanha, França e outros países.
- A boa notícia é que a interrupção durou apenas cerca de 45 minutos. A plataforma logo retomou os serviços normalmente no Brasil e em diversos países.
O que diz o X
Por enquanto, a empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre o que causou a interrupção global.
Vale destacar que a rede social passou por um problema parecido em fevereiro que também afetou milhões de usuários. As reclamações compartilhadas na época incluíam a impossibilidade de postar e enviar mensagens diretas e alerta de que haviam excedido o limite diário de postagens.