Tudo sobre Apple
Tudo sobre WhatsApp
O sistema iOS, usado nos celulares iPhone, teve uma atualização na versão de testes do WhatsApp Beta, que muda algumas medidas de segurança para acesso ao aplicativo. Ao invés de exigir senha para fazer o login, outros métodos seriam usados para habilitar o usuário. As informações são do WABetaInfo.
As medidas de segurança são chamadas de passkeys, que validam a identidade do usuário do aparelho antes de permitir a entrada no aplicativo do WhatsApp. Uma passkey pode ser usada por:
- Impressão digital do usuário;
- Reconhecimento facial;
- Senha PIN do celular.
Essa funcionalidade, apesar de aparecer como algo novo para celulares de sistema iOS, já existiam em celulares Android desde outubro do ano passado.
A versão Beta do WhatsApp para iOS, após a atualização, está apresentando uma área em desenvolvimento. Nela, é possível que o usuário defina qual passkey ele quer usar para validar seu acesso no aplicativo.
Para tornar mais prático, um aviso informa ser possível que a passkey do WhatsApp seja a mesma usada no desbloqueio de tela do iPhone — seja ela a impressão digital, o reconhecimento do rosto ou o código PIN.
Mais segurança para usuários do iPhone
A medida é vista como uma ação que torna mais seguro para usuários do iPhone o acesso ao WhatsApp. As passkeys são um método de validação mais confiável do que a senha de seis dígitos usada para login, que pode ser roubada mais facilmente. A tendência de muitos aplicativos, como os de bancos, tem sido liberar acessos dessa forma, e eliminar os logins por senha.
O recurso será opcional e pode ser desativado quando o usuário preferir. Não há, por enquanto, uma previsão de liberação dessa função ao público que utiliza iOS, apesar do aviso que aparece no WhatsApp Beta. A Apple ainda deve passar esse recurso por novas fases de teste.