Ficou mais fácil compartilhar segredos por mensagens de voz. O WhatsApp lançou, nesta quinta-feira (7), uma opção para enviar áudios que expiram após a reprodução. A solução é similar ao envio de fotos e vídeos de visualização única.
A novidade expande os recursos de privacidade do mensageiro. Ao gravar um áudio, os usuários podem escolher se os arquivos permanecerão na conversa ou se vão desaparecer depois que o destinatário ouvir.
O recurso é ideal para compartilhar informações que não podem ser repassadas para terceiros.
O WhatsApp até dá o exemplo de quando alguém está planejando uma surpresa. Você também pode usá-lo para compartilhar fofocas de primeira linha, que terminam com a frase clássica: afinal, quem somos nós para julgar?
Como funcionam as mensagens de voz que expiram?
Ao receber as mensagens de voz de reprodução única, as mídias trazem o mesmo ícone de número um das fotos e vídeos. Ou seja, se você recebeu um áudio com esse indicador, é bom prestar bastante atenção no que será dito.
Mas isto não significa que a nova função é completamente inviolável. Assim como acontece com fotos e vídeos de visualização única, nada impede de alguém filmar a tela ou usar um gravador para registrar o áudio.
Dessa forma, se o assunto é algo que você de fato não quer deixar registro algum, pense duas vezes antes de fazer a gravação.
WhatsApp ainda vai liberar a função
Apesar do lançamento nesta quinta-feira (7), isto não significa que a função estará disponível neste exato momento. Em nota à imprensa, o WhatsApp informou que “a novidade será lançada globalmente nos próximos dias”.
A equipe do mensageiro da Meta também não detalhou se haverá diferença no ritmo de liberação entre países ou não.
“Assim como todas as suas mensagens pessoais, o WhatsApp protege suas mensagens de voz com criptografia de ponta a ponta por padrão, e o recurso de visualização única é apenas mais um exemplo de nossa contínua inovação em privacidade”, anunciaram em nota à imprensa.