Se você, assim como eu, é dos anos 1990 em diante, é provável que já ficou muitas horas na frente da TV assistindo ao Cartoon Network, um dos principais canais de desenhos da TV fechada.
Há algum tempo, porém, o site da emissora, que continha trechos de episódios, jogos e outros, passou a ser descontinuado em vários países pela Warner Bros. Discovery.
Nos Estados Unidos, a gigante de mídia teria começado as mudanças na quinta-feira (8), segundo a Variety. Na versão estadunidense do site, quem tenta assistir algo por lá, por exemplo, é redirecionado a uma mensagem que avisa ao usuário que os desenhos do canal estão na Max, plataforma de streaming da empresa.
Para quem está no Brasil e tenta acessar o site na versão dos EUA, é redirecionado ao portal brasileiro da Max, que exibe uma mensagem convidando-o a assinar o serviço.
Vale lembrar que, no Brasil, o site do canal fechado já tinha sido descontinuado em meados de junho deste ano. Ao buscarmos por “Cartoon Network”, somos redirecionados ao portal de Portugal.
Nessa versão, o site segue como antes: com jogos, episódios gratuitos, entre outras coisas. Ao que parece, apenas alguns países europeus, da África e Arábia Saudita ainda contam com a interatividade sem custos do Cartoon Network.
Uma semana antes, a empresa anunciou o fim do Boomerang, streaming exclusivo de desenhos clássicos da Warner Bros., que não existia no Brasil.
À Variety, um porta-voz do Cartoon Network informou que “estamos focando nos programas do Cartoon Network e nas mídias sociais, onde achamos que os consumidores estão mais engajados e há um potencial significativo de crescimento”. O The Verge não conseguiu uma resposta da Warner Bros. Discovery e o Olhar Digital segue aguardando um posicionamento oficial.
Mudanças da Warner Bros. Discovery está matando os desenhos clássicos?
- Como lembra o The Verge, em 2022, a Warner Bros. Discovery anunciou que iria fundir a Warner Bros. Animation e a Cartoon Network Studios;
- A mudança no site do canal de desenhos clássicos significa uma diluição ainda maior da marca;
- Além disso, no fim do mesmo ano, a Max removeu centenas de episódios de “Looney Tunes” e quase 80 episódios de “Os Flinstones”;
- No fim de 2023, uma lista mostrava que “Looney Tunes” e “O Show dos Looney Tunes” estavam deixando a plataforma, mas, em seguida, a streamer avisou que era “um erro”.