O diretor de cinema Walter Salles, 68, se emocionou ao falar sobre o seu novo filme, “Ainda Estou Aqui“, que estreou na última sexta-feira (30) no Festival de Cinema de Veneza.
“Hoje [na estreia], tinha 1.200 expectadores na sala de cinema, e [pensar]que o filme pudesse ser aplaudido lá… Eu não imaginava isso e, claro, [estou] feliz pelo nosso esforço coletivo, por tudo que a gente botou nesse filme. Foi uma experiência humana muito forte”.
Logo após a declaração, dada em entrevista ao Fantástico e exibida na noite deste domingo (1º), o diretor agradeceu e abaixou a cabeça, emocionado.
O filme, que é estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e que conta a história da família dele.
Ambientado no Rio de Janeiro na década de 1970, o enredo aborda a família Paiva: o pai, Rubens, a mãe, Eunice, e os cinco filhos do casal. Um dia eles sofrem um ato violento e arbitrário por parte de agentes da ditadura militar brasileira que obriga Eunice a se reinventar e lutar por seus direitos.
O diretor Walter Salles, que conheceu a família Paiva e frequentou a casa deles na juventude, passou sete anos se dedicando ao projeto.
O novo longa-metragem concorre em Veneza com outras produções internacionais, como “Coringa; Delírio a Dois”, dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix e Lady Gaga.