Um novo robô compactador de lixo está sendo desenvolvido em uma parceria entre a Nasa e a empresa Sierra Space para ajudar no descarte de lixo dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
O sistema de compactação e processamento de lixo (ou TCPS, sigla para Trash Compaction and Processing System) está sendo comparado ao personagem da Disney: o simpático robozinho Wall-E.
No filme, de 2008, Wall-E vive solitário no planeta Terra, abandonado pelos seres humanos por conta da poluição, e passa seus dias juntando lixo. Embora o TCPS não se pareça exatamente com o carismático robô da Disney, eles possuem funções parecidas: compactar o lixo para que ele seja mais facilmente descartado ou reaproveitado.
O robô da vida real também pode transformar o lixo em peças que podem ser reaproveitadas na estrutura da nave espacial, por exemplo. Além de extrair quase toda a água do lixo para posteriormente ser transformada em água potável.
Segundo um comunicado da Sierra Sapce, o objetivo é enviar o TCPS para ser testado na Estação Espacial em 2026. O robô pode apontar novas soluções para o desafio de lidar com o lixo produzido por seres humanos no espaço – e também a evitar desperdícios.
“Viagens espaciais de longo prazo exigem o uso eficiente de cada grama de material e cada peça de equipamento. Cada decisão tomada em uma nave espacial pode ter consequências de longo alcance, e o gerenciamento de resíduos se torna uma questão de sobrevivência e integridade da missão no vácuo do espaço”, disse o CEO da Sierra Space, Tom Vice, no comunicado.
Robô da Nasa quebra rocha e revela cristais inéditos em Marte