quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioPolíticaWaack: Brasil vive experimento de semipresidencialismo

Waack: Brasil vive experimento de semipresidencialismo

A gente aprende na escola que o Brasil é uma República Federativa Presidencialista, mas na prática, vemos que vivemos um semipresidencialismo com dois primeiros-ministros mandando junto com o presidente da República.

Esse experimento político — que ninguém ainda tentou em parte alguma, fora aqui, no Brasil — produz notícias políticas como as desta terça-feira (6).

Qualquer bola dividida entre Executivo e Legislativo, como acontece no caso da desoneração de folhas de pagamento de 17 setores da economia, ricocheteia em pelo menos três tabelas: Câmara dos Deputados, Senado Federal e Palácio do Planalto. E ainda pode parar na instância de supremos poderes, a do Supremo Tribunal Federal (STF).

O que se cria é um infindável noticiário de reuniões marcadas e canceladas, recados e declarações, avanços e recuos, mas o pano de fundo para essa barulheira toda não é trivial.

Nem é a de saber quem manda, se o Legislativo ou o Executivo, mas quem tem a capacidade de escolher e levar adiante uma agenda política coerente.

No momento, a principal agenda do governo é arrecadar para poder seguir gastando muito. A do legislativo é garantir emendas e acesso a pedaços da máquina pública transformada em ferramentas de interesses locais ou regionais.

Esse semipresidencialismo arrisca produzir um semigoverno.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui