sábado, novembro 23, 2024
InícioDestaquevulcão na Indonésia causa mortes em vilarejos

vulcão na Indonésia causa mortes em vilarejos

A erupção de um vulcão no monte Lewotobi Laki-Laki, na Ilha de Flores, no leste da Indonésia, resultou em pelo menos dez mortes, informou Abdul Muhari, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BPNP). Com mais de 1,7 mil metros, a erupção lançou cinzas e lava em vilarejos, obrigando a população a evacuar da região.

Imagens da agência internacional de notícias AFP mostraram vilarejos cobertos por cinzas, com incêndios em diversos locais. Outras imagens do fenômeno circulam na internet:

A agência vulcanológica aumentou o alerta para o nível máximo, recomendando que moradores e turistas evitem atividades em um raio de 7 quilômetros da cratera. Pedras vulcânicas destruíram casas e pessoas se abrigaram em prédios comunitários.

Relatos de moradores sobre atividade de vulcão na Indonésia

Repórteres da AFP colheram relatos de moradores que foram surpreendidos pelo fenômeno na Indonésia.

“Eu estava dormindo quando, de repente, a cama sacudiu duas vezes, como se alguém a tivesse batido”, disse a cabeleireira Hermanus Mite, de 32 anos. “Só depois vi que o vulcão havia entrado em erupção, e saí correndo”.

Ela também descreveu que havia cinzas e pedras por toda parte. “Meu salão pegou fogo e perdi tudo o que tinha”, lamentou a mulher.

Um jornalista da agência de notícias relatou que famílias de cinco aldeias, cada uma delas com milhares de habitantes, tiveram de deixar suas residências às pressas. Algumas casas de madeira incendiaram-se, e pedras incandescentes perfuraram o solo. As autoridades locais aconselharam o uso de máscaras pela população, o que ajuda a proteger contra as cinzas vulcânicas.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui