quinta-feira, novembro 14, 2024
InícioCiência e tecnologiaVulcão em erupção há mais de 10 dias cancela voos na Indonésia

Vulcão em erupção há mais de 10 dias cancela voos na Indonésia

O vulcão Lewotobi Laki-laki está ativo e em erupção desde o dia 3 de novembro, provocando uma grande quantidade de estragos e causando a interrupção de voos na Indonésia. Segundo as autoridades do país, pelo menos dez mortes já foram confirmadas.

Mais de 12 mil pessoas foram forçadas a deixar vilarejos próximos em razão dos ricos relacionados à erupção. No entanto, este número pode aumentar nos próximos dias, uma vez que a Agência de Vulcanologia da Indonésia cogita expandir de 8 km para 9 km, a área de interdição na região.

Erupção gerou pânico

O vulcão de 1.584 metros de altura começou a expelir grandes quantidades de lava e cinzas vulcânicas no início deste mês. Lava e rochas incandescentes foram lançadas a oito quilômetros de distância, queimando e danificando casas em vilarejos próximos.

Após a erupção, houve falta de energia e, em seguida, foi registrada uma grande quantidade de fortes relâmpagos, o que causou pânico na população. As autoridades indonésias declararam estado de emergência para os próximos 58 dias, o que significa que o governo central poderia ajudar a fornecer ajuda aos 10 mil moradores afetados.

Erupção está cancelando vários voos na região (Imagem: Eviart/Shutterstock)

Nos últimos dias, em função da manutenção da erupção, várias companhias aéreas internacionais cancelaram voos de e para a ilha turística de Bali. De acordo com a Associated Press, centenas de viajantes estão preso nos aeroportos do país aguardando uma melhora da situação.

Leia mais

Vulcão em erupção na Indonésia (Imagem: Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos)

Região apresenta intensa atividade vulcânica

  • A Indonésia está localizada no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de alta atividade sísmica sobre várias placas tectônicas.
  • A mais recente erupção ocorre após uma série de eventos do tipo.
  • Em maio deste ano, por exemplo, o vulcão Monte Ibu, localizado na ilha de Halmahera, forçou a retirada de pessoas de sete vilarejos.
  • Já o vulcão Ruang, em Sulawesi do Norte, também entrou em erupção em abril e levou as autoridades a retirar mais de 12 mil pessoas da região.
  • Por fim, inundações e o fluxo de lava fria do Monte Marapi, na província de Sumatra Ocidental, deixaram mais de 60 pessoas mortas no início do ano.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui