quinta-feira, outubro 3, 2024
InícioPolíticaVoo de repatriação de brasileiros pousa no Líbano nesta sexta-feira

Voo de repatriação de brasileiros pousa no Líbano nesta sexta-feira

O primeiro voo de repatriação de brasileiros do Líbano deve pousar em Beirute às 16h no horário local — o que corresponde às 10h em Brasília — desta sexta-feira, 4. 

A previsão é que 220 brasileiros sejam repatriados do Líbano neste primeiro voo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 3, pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e José Múcio (Defesa). 

Depois de resgatar os brasileiros, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) faz escala em Lisboa, Portugal. No local, haverá o reabastecimento da aeronave para fazer um voo direto até o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo Mauro Vieira, a ordem de prioridade para o resgate segue a seguinte ordem: “Primeiros brasileiros não residentes, depois brasileiros residentes”.

“E, dentro dessas categorias, são estabelecidos por lei, idosos, gestantes, crianças, pessoas com deficiência e doentes de toda forma”, sinalizou o ministro.

mauro vieira e o chanceler do líbano
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o chanceler do Líbano, Abdallah Rashid Bou Habib, se reuniram na semana passada para discutir a repatriação de brasileiros | Foto: Reprodução/Redes sociais

Operações para resgate de brasileiros no Líbano

Ainda de acordo com Vieira, foi organizada uma nova operação junto ao Ministério da Defesa e à FAB para resgate de brasileiros no Líbano. Esta é a maior comunidade no Oriente Médio, chegando a cerca de 21 mil pessoas. 

Para Múcio, a ação desta sexta-feira, 4, será importante para determinar os próximos passos. “Amanhã executaremos nosso primeiro pouso amanhã e veremos como operar para dar sequência a operação de resgate”, esclareceu. 

Vieira sinalizou que, caso ocorra alguma mudança no cronograma desta sexta-feira, a primeira operação “será adiada”.

Ainda não foi determinado como serão os próximos voos de repatriação. Mas, conforme o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, o Brasil tem capacidade para buscar 500 pessoas por semana no Líbano.

“Só pousaram no Líbano 4 países, então, seríamos o 7º país a pousar lá”, explicou o brigadeiro Damasceno. “Quiçá, com a aeronave que trará mais pessoas em cada voo. Então essa é a nossa expectativa, uma média de 500 pessoas por semana, conseguimos suportar bem.”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui