A espera pelo novo SUV elétrico da Volvo foi grande. O modelo EX30 foi lançado na Europa em junho de 2023, mas só começou a ser entregue aos clientes no Brasil no último mês de maio. Agora, no entanto, a montadora anunciou um recall mundial do veículo.
Leia mais
Reparos podem ser realizados de forma remota
- Em comunicado oficial, a Volvo Brasil confirmou que todas as unidades produzidas entre 4 de setembro de 2023 e 16 de abril de 2024 precisarão passar por reparos devido a um problema identificado na programação do software do sistema de gerenciamento do visor dos carros.
- No total, são 71.956 unidades do SUV elétrico que precisarão receber uma atualização do sistema de gerenciamento do visor central.
- O início do atendimento será imediato para os clientes que optarem por realizar o serviço de forma remota, ou seja, pelo sistema OTA (over the air).
- As concessionárias também já estão prontas para receber os SUVs, mas mediante agendamento prévio.
Volvo alerta para riscos à segurança dos motoristas
A montadora explica que “os carros podem entrar em diferentes modos de teste, exibindo telas nas cores vermelho, azul, verde ou multicolorida, deixando de exibir informações relativas à velocidade e autonomia, o que pode resultar em redução de segurança na condução do veículo”.
A Volvo alertou ainda que, em caso de erro, “não haverá mensagem de falha”, e que o principal perigo do problema no software está no fato de o condutor ficar sem acesso às informações de velocidade ou autonomia, pontos que podem reduzir a segurança.
Esse não é o primeiro problema de software envolvendo o EX30. Em fevereiro, mês em que a marca se preparava para iniciar as entregas do SUV elétrico, a Volvo teve que alterar o planejamento por “um problema inesperado encontrado na versão 1.2 do software”.