O volume de serviços prestados no Brasil aumentou 1,7% em junho, na série com ajuste sazonal, em relação ao mês anterior. Os dados foram divulgados na Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada nesta terça-feira, 13.
Na comparação com junho do ano passado, o crescimento foi de 1,3%, já descontado o efeito da inflação. A taxa acumulada no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior, subiu 1,60%. No acumulado em 12 meses, houve alta de 1%, ante avanço de 1,20% até maio.
A receita bruta nominal do setor cresceu 2,7% em junho em relação a maio. Comparado a junho de 2023, o número subiu 6,3%.
Atividades pesquisadas pelo IBGE
Todas as cinco atividades analisadas pelo IBGE apresentaram crescimento de maio para junho. Os serviços prestados às famílias subiram 0,3%, enquanto os de informação e comunicação aumentaram 2%.
Serviços profissionais, administrativos e complementares avançaram 1,3%, e o setor de transportes teve um aumento de 1,8%. A categoria outros subiu 1,6% em junho.
Comparado a junho de 2023, quatro das cinco atividades de serviços mostraram crescimento. Os serviços prestados às famílias subiram 4,1% e os de informação e comunicação cresceram 5,8%.
Os serviços profissionais, administrativos e complementares aumentaram 0,5%, enquanto o setor de transportes registrou queda de 2,7%. Outros serviços tiveram um aumento de 5% em junho em relação ao mesmo mês de 2023.