Forte característica nas novelas de Claudia Souto, “Volta Por Cima” fará questão de demonstrar a diversidade em seu elenco e em sua história. Para protagonizar a trama, a autora selecionou atores negros.
Desta forma, será a família Souza que ficará em destaque. Composta por Madalena (Jéssica Ellen), Tati (Bia Santana), Doralice (Tereza Seiblitz) e Lindomar (MV Bill), eles representarão o cotidiano de milhares de brasileiros, que acordam cedo e colocam a mão na massa para ganharem a vida.
Esta será a primeira protagonista da carreira de Jéssica Ellen, que está há mais de dez anos na TV Globo. Além dela, Fabrício Boliveira estará a frente da história com Jão, um homem honesto, batalhador, que viverá um romance com Madá.
Ainda no elenco principal, a trama contará com Amaury Lorenzo, ator que interpretará Chico, o noivo da protagonista, que empurrará as coisas com a barriga, enquanto vive um caso com Roxelle (Isadora Cruz).
Durante a coletiva de imprensa de “Volta Por Cima”, que teve a participação da CNN, Jéssica Ellen celebrou a presença negra nas novelas da emissora. “Estamos vivendo um momento muito feliz na televisão, no audiovisual e na dramaturgia de forma geral. É algo que vem sendo construído há muito tempo”, disse.
“Eu tenho 12 anos trabalhando na TV Globo e, pela primeira vez, eu estou vivendo minha protagonista de novela. Ainda bem que a Duda [Santos], que é mais nova do que eu, já está vivendo sua primeira protagonista. Isso certifica que essa mudança está sendo construída”, ainda afirmou a atriz, em referência a próxima novela das 18h, “Garota do Momento”, que também será protagonizada por uma artista negra.
Diversidade brasileira
No entanto, Claudia Souto pretende ir ainda mais fundo. Em sua nova história, a autora tem a pretensão de representar todos os brasileiros, dando espaço para outras regiões do país.
Mesmo que não fosse previsto em roteiro, Claudia permitiu que atores como Juliano Cazarré e Adanilo acrescentassem suas próprias origens aos personagens. Enquanto Jayme será um gaúcho, Sidney será um amazonense.
“Foi um presente a disponibilidade deles [Juliano e Adanilo] de trazer a cultura genuína deles para a novela. Não era uma coisa que estava programada, mas já planejava esse olhar para o Brasil”, afirmou a autora durante a coletiva. “Eles dois têm a licença poética do texto, porque eu peço para as pessoas improvisar o mínimo possível”.
“Mas expressões são super bem-vindas. Eu, como carioca, teria que fazer um trabalho imenso de pesquisa para chegar a isso, que eles têm naturalmente”, ainda complementou.
Histórico da autora
Esta não é a primeira vez que Claudia Souto aposta na diversidade. Em 2022, a autora levou ao ar — também no horário das 7 — a novela “Cara e Coragem”, protagonizada por Taís Araújo, Paulo Lessa e Ícaro Silva.
Com o intuito de fugir do esteriótipo criado por muitas histórias na teledramaturgia, além de dar destaque a personagens negros, Claudia fez com que eles fizessem parte de uma família milionária, bem-sucedida e repleta de poder.
“Volta Por Cima”: conheça a história da próxima novela das 19h