sábado, abril 5, 2025
InícioCiência e tecnologiaVolkswagen vai fechar fábrica de veículos elétricos na Europa

Volkswagen vai fechar fábrica de veículos elétricos na Europa

O que parecia inevitável está cada vez mais perto de se tornar realidade. A Volkswagen colocou a fábrica da empresa de Bruxelas, na Bélgica, à venda após um desempenho insatisfatório nas vendas e problemas estruturais. Isso significa que a companhia está prestes a fechar uma de suas fábricas na Europa pela primeira vez.

Decisão impacta produção de elétrico

A Audi, subsidiária da Volkswagen, quer encerrar a produção do elétrico Audi Q8 E-Tron (Imagem: reprodução/Audi)

Leia mais

VW enfrenta uma profunda crise

O fechamento da fábrica da Volkswagen afetará diretamente três mil trabalhadores. A decisão de vender o local gerou protestos organizados por sindicatos locais, que argumentam que a empresa alemã está focada em fechar a planta o mais rápido possível, sem considerar alternativas de menor impacto social.

Os sindicatos destacam que o problema não é a falta de interesse do público pelos veículos elétricos, mas sim o foco dos fabricantes alemães em SUVs grandes e caros, considerados inacessíveis para o público em geral.

Volkswagen quer vender a fábrica o mais rápido possível (Imagem: Yau Ming Low/Shutterstock)

Para tentar superar este momento de crise, a VW está desenvolvendo novos projetos de carros elétricos em segmentos mais acessíveis, como o Volkswagen ID.2 e o ainda distante ID.1.

Com problemas também nos EUA, a Volkswagen suspendeu no mês passado a produção do SUV elétrico ID.4 em sua fábrica em Chattanooga, Tennessee. O motivo era encontrar uma solução para um mecanismo eletrônico defeituoso de abertura de portas, que pode fazer com que as portas se abram inesperadamente.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui