A Volkswagen retoma nesta terça-feira (19) a produção do SUV mais vendido no Brasil no ano passado, o T-Cross, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
A pausa programada teve um objetivo: preparar a planta para as mudanças da versão 2024 do veículo. O modelo será reestilizado, assim como foi na Europa, e a nova versão deve começar a ser vendida ainda no primeiro semestre deste ano. As informações são do Estadão.
Leia mais
A montadora afirma que todos os seus funcionários dessa fábrica entraram em férias coletivas no dia 26 de fevereiro — e retornam ao trabalho agora em meados de março.
Em nota, a empresa afirma que essa paralisação forçada “está prevista em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen.”
Com essa atualização, a VW espera que o T-Cross volte a figurar entre os carros mais vendidos da categoria. As vendas do modelo derraparam neste início de 2024.
Uma versão mais refinada do T-Cross
- O Olhar Digital já havia adiantado para vocês algumas novidades dessa nova versão do T-Cross em meados do ano passado.
- O veículo, lançado em 2019, passou por alterações sutis no design externo e recebeu melhorias no interior, proporcionando um acabamento mais refinado.
- Já à venda na Europa, o modelo reestilizado tem um dos destaques na parte dianteira, com para-choque novo.
- Ainda na parte frontal, uma barra de LED conecta os faróis no centro da grade, seguindo o estilo do seu ‘irmão maior’, o Taos.
- Já o para-choque traseiro terá uma parte preta mais larga, o que dá ao modelo um visual mais robusto.
- As transformações mais significativas foram realizadas no interior do veículo.
- O painel foi completamente redesenhado, buscando solucionar uma das principais críticas em relação ao T-Cross: o acabamento interno com plásticos duros.
- Há uma nova central multimídia com visual flutuante sobre o painel (o sistema VW Play, desenvolvido no Brasil, continua).
- Em termos de motor, as opções seguirão as mesmas do modelo atual: 1.0 turbo com 128 cv para as configurações de entrada e o 1.4 turbo de 150 cv para a opção de topo.
- O câmbio é automático de seis marchas.
Concorrência acirrada
Como já dissemos aqui, a Volks tenta dar um fôlego novo pro seu SUV campeão de vendas em 2023. Foram, no total, 72.441 unidades comercializadas no período.
Hoje, no entanto, o carro está em baixa. Em janeiro, por exemplo, ele foi apenas o sexto entre os mais vendidos da categoria.
Ficou atrás do Nivus, também da Volkswagen, do Jeep Compass, do Nissan Kicks, da Chevrolet Tracker e do Hyundai Creta.
O Creta, por exemplo, vendeu 4.898 unidades em janeiro, contra 3.358 da T-Cross.