Tudo sobre ChatGPT
A Volkswagen anunciou, durante a CES 2024 em Las Vegas, a introdução de um assistente de conversação baseado em inteligência artificial (IA) em seus modelos equipados com o assistente de voz IDA. A gigante automotiva alemã está mergulhando no universo do ChatGPT, prometendo mundar a interação veículo-condutor.
A partir do segundo trimestre, a Europa receberá a estreia do chatbot alimentado por IA, desenvolvido em parceria com a empresa de software Cerence e baseado no produto Chat Pro. Modelos incluindo os EVs ID.7, ID.4, ID.5, ID.3, além dos populares Tiguan, Passat e Golf, serão os pioneiros nessa experiência.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Os motoristas agora poderão contar com o chatbot IA para narrar conteúdos pesquisados de forma dinâmica e hands-free. Embora a funcionalidade não esteja disponível, por enquanto, nos modelos Volkswagen nos Estados Unidos, a montadora deixou em aberto a possibilidade para o futuro.
ChatGPT e Volkswagen
- O ChatGPT, uma criação da OpenAI, destaca-se como um dos chatbots mais avançados no cenário tecnológico atual.
- A Volkswagen, seguindo os passos da Mercedes-Benz, integrou o ChatGPT no backend do assistente de voz IDA, utilizado para controle de entretenimento, navegação, ar condicionado e até mesmo para responder questões gerais de conhecimento.
- Segundo a Volkswagen, o ChatGPT transcende as capacidades convencionais, oferecendo uma gama diversificada de interações, desde enriquecer conversas até fornecer informações específicas do veículo de maneira intuitiva.
- Ao lançar a funcionalidade, os motoristas continuarão a interagir com o assistente de voz IDA, ativado através do comando “Hello IDA” ou pelo botão no volante.
- Se o assistente de voz não conseguir lidar com a solicitação, ela será encaminhada anonimamente para a IA, garantindo uma experiência contínua para os usuários.
- Além disso, o CEO da Cerence, Stefan Ortmanns, revelou que a Volkswagen e sua empresa explorarão colaborações futuras para desenvolver um novo modelo de linguagem (LLM) que servirá como base para a próxima geração do assistente de carro da Volkswagen.
- Essa iniciativa é independente do trabalho da Cariad, a divisão de software da Volkswagen Group, que foi criada em 2020 para superar desafios relacionados a software, enfrentando, ao longo do último ano, alguns contratempos, incluindo atrasos no lançamento e mudanças na liderança executiva.