Segundo a plataforma de streaming, a nova interface de IA vai permitir que os usuários descrevam o que estão buscando

Tudo sobre Inteligência Artificial
Você já deve ter passado algum tempo vendo o catálogo de uma plataforma de streaming sem ter nenhuma ideia do que assistir. Nestas situações, muitas pessoas simplesmente acabam desistindo de encontrar uma nova série ou filme.
Mas a tecnologia pode fazer com que isso se torne uma coisa do passado. A Netflix anunciou que está testando uma interface de inteligência artificial que vai permitir que os usuários descrevam o que estão buscando.
IA vai recomendar títulos
Atualmente, é possível realizar buscas apenas pelo título de um filme ou uma série, nome do elenco ou o gênero do conteúdo. E a própria plataforma de streaming admite que isso restringe (e muito) as recomendações fornecidas.

Queremos que seja possível encontrar séries ou filmes usando frases coloquiais. Por exemplo, ‘quero algo divertido’, ou ‘quero algo assustador, mas não muito assustador, e também talvez um pouco engraçado, mas não tão engraçado a ponto de eu gargalhar’.
Elizabeth Stone, diretora de tecnologia da Netflix
Assim como ocorre com as ferramentas de IA como o ChatGPT ou o Gemini, “este tipo de frase irá gerar resultados” na plataforma. Os trailers que o usuário está assistindo ou o que ele menciona em uma pesquisa também serão utilizados para personalizar em tempo real o conteúdo sugerido.

Netflix quer tornar experiência do usuário mais fácil e prática
- A nova ferramenta está em fases de testes e será oferecida de forma gradual nas próximas semanas.
- De acordo com a gigante de streaming, o recurso estará disponível em uma versão de testes opcional e unicamente para o sistema operacional iOS, da Apple.
- A empresa ainda destacou que não está prevista uma implementação mais ampla da IA neste momento.
- A novidade faz parte de um processo de renovação da página inicial da plataforma.
- A ideia da Netflix é facilitar a navegação, especialmente o acesso à busca no catálogo.

Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.