O Vitória precisará quebrar um tabu para pontuar contra o Athletico-PR no próximo sábado (2), pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentarão na Ligga Arena, em Curitiba (PR), às 18h30 (de Brasília).
O Leão amarga uma sequência de cinco derrotas consecutivas para o Furacão nos últimos oito anos. A última vitória do clube baiano sobre os paranaenses foi no dia 6 de novembro de 2016, por 3 a 2, no Barradão, em Salvador, pela 34ª rodada do Brasileirão daquele ano.
Em Curitiba, o jejum é ainda maior. O último triunfo do Vitória na capital paranaense foi em 29 de setembro de 2013, por 5 a 3, pela 24ª rodada da competição nacional.
No primeiro turno da Série A de 2024, o tabu se manteve. Dentro do Barradão, o Furacão bateu o Leão por 1 a 0, com gol marcado por Julimar.
O retrospecto geral também é favorável ao Athletico-PR. De acordo com o portal oGol, as equipes se enfrentaram em 42 jogos oficiais na história, com 19 vitórias paranaenses, 17 empates e 16 vitórias baianas.
O jogo do próximo sábado é um confronto direto na luta contra o rebaixamento. O Vitória ocupa, neste momento, a 14ª colocação do Brasileirão, com 35 pontos. Já o Athletico é o 16º, com 34 e uma partida a menos em relação aos demais concorrentes.
O Leão vive momento melhor, já que está invicto há três compromissos na Série A, com duas vitórias e um empate. O Furacão, por sua vez, quebrou uma sequência de 11 jogos sem vencer no último sábado (26), quando bateu o Cruzeiro por 3 a 0.